14 ideias para reduzir o consumo de plástico no dia a dia

Buscar por alternativas ao consumo de plástico tornou-se uma necessidade atualmente. Conheça 14 alternativas que podem representar mais saúde e economia.

William Bastos | 7 de Outubro de 2019 às 10:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

O plástico foi uma das invenções humanas que alcançaram um alto nível de popularidade. Ainda é difícil imaginar uma rotina sem qualquer resquício do produto, porém a preocupação com o meio ambiente e a poluição pedem maior atenção a esse problema. É preciso frear o consumo de plástico, que só vem aumentando ano após ano.

Para se ter uma ideia, desde 1950, quando a produção começou, a indústria fabricou 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico. Dessa quantidade, apenas 9% foram reciclados desde então.

O uso contínuo e irresponsável do plástico gera problemas ambientais graves. A ilha de lixo que vem se formando nos últimos anos no oceano Pacífico e animais mortos são apenas alguns exemplos. O plástico oferece consequências negativas ao meio ambiente, não apenas em sua produção como também em seu descarte. Por esse motivo, a reciclagem e reuso inteligente são alternativas necessárias à utilização de plástico.

O que é BPA?

O bisfenol A (sigla BPA) é uma substância química utilizado na fabricação da maioria dos produtos de plástico utilizados. Alguns revestimentos também utilizam o BPA. Muitos produtos comuns, como CDs, mamadeiras, eletrodomésticos, talheres descartáveis e outros utilizam o BPA em sua composição.

No entanto, o composto é nocivo para a saúde, e representa um risco enorme de contaminação. Os riscos envolvem desequilíbrio hormonal, que pode levar até mesmo ao surgimento de cânceres, de acordo com muitas pesquisas, já que o corpo é capaz de absorver o composto.

Por isso, um dos imperativos para reduzir o consumo de plástico não se refere apenas ao meio ambiente, mas também a sua própria saúde.

Lei municipal no Rio baniu o consumo de plástico em bares em 2018

Por esse motivo, o uso de plástico no dia a dia deve ser moderado. Canudos de plástico, por exemplo, foram recentemente banidos da cidade do Rio de Janeiro. Uma lei municipal sancionada em 2018 obrigou estabelecimentos comerciais a utilizarem canudos feitos de papel biodegradável. A lei é pioneira no país, e espera-se que outros municípios e estados sigam essa tendência.

Você também pode colaborar com atitudes simples em seu dia a dia para reduzir o consumo de plástico. Confira algumas dicas para isso: