Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de agosto de 2019

25 usos criativos para garrafas de plástico no dia a dia

Veja como reciclar garrafas plásticas e reutilizá-las em casa.

Imagem: Witthaya Prasongsin/iStock

Em tempos de debates sobre sustentabilidade, é bom saber o que fazer para colaborar com o meio ambiente e a limpeza da sua cidade. O plástico, por exemplo, é um material utilizado em diversos utensílios e objetos comuns. Porém, quando ele é descartado, como é o caso de garrafas de plástico, torna-se um risco para o meio ambiente e até mesmo meios urbanos, entupindo ralos e causando enchentes.

Felizmente, elas também podem ser úteis em casa após o seu uso. Confira como reciclar garrafas de plástico pode adiantar a sua vida e, ao mesmo tempo, colaborar com a natureza:

  • FotoDuets/iStock

    1. Use como forma para botas

    Para evitar que os canos das botas guardadas dobrem e fiquem marcados, insira uma garrafa plástica vazia e limpa de 1 litro em cada uma delas. Para dar mais firmeza, envolva as garrafas com meias velhas ou toalhas.


  • Bryon Thompson

    2. Crie um puxa-sacos

    Uma garrafa PET de 2 litros é o recipiente ideal para armazenar e liberar sacolas de supermercado. Basta cortar o fundo e a boca da garrafa e, em seguida, aparafusá-la de cabeça para baixo dentro de um armário de cozinha ou na despensa. Coloque arruelas por baixo das cabeças dos parafusos para que eles não atravessem o plástico. Preencha a garrafa com sacos plásticos (aperte-os antes para retirar o ar) e puxe-os conforme precisar.

    Da mesma forma, você pode criar um porta-barbante usando uma garrafa de 1 litro e deixando o fio sair por baixo do recipiente.


  • wuttichaijangrab/iStock

    3. Use no lugar do nível

    Como você pode ter certeza de que a prateleira que está prestes a instalar está reta se não tem um nível à mão? É fácil. Basta encher uma garrafa plástica de 1 litro com água. Tampe e deite a garrafa. Quando a água estiver nivelada, a prateleira também estará.


  • FamVeld/iStock

    4. Crie um porta-brinquedos

    Se você não aguenta mais pisar em pecinhas de montar das crianças, crie um porta-brinquedos para guardá-las cortando um buraco grande na lateral de um vasilhame limpo com alça. Corte o buraco no lado oposto ao da alça, para que você ou seu filho possa carregar o recipiente com facilidade depois de guardar as peças. Uma maneira fácil de armazenar material de artesa nato, giz de cera ou brinquedos pequenos é cortar ao meio os recipientes e usar a parte de baixo para guardar os objetos.


  • LSOphoto/iStock

    5. Aqueça os pés

    Aqui está uma maneira econômica de relaxar e aquecer os pés nos meses de inverno. Encha uma garrafa plástica de 1 ou 2 litros com água quente, sente-se e role a garrafa com os pés.


  • efetova/iStock

    6. Armazene suas tintas

    Por que guardar restos de tintas em latas enferrujadas ou amassadas? Use um funil para derramar a tinta num vasilhame de água limpo e adicione algumas bolas de gude (elas ajudam a misturar a tinta quando você agita o recipiente antes de iniciar a pintura). Identifique cada recipiente com um pedaço de fita-crepe, anotando o fabricante da tinta, a cor e a data.


  • Artem Peretiatko/iStock

    7. Organize pequenos objetos

    Você está sempre procurando o prego certo para um serviço específico? Um pregador de roupa, um gancho de quadro ou um ferrolho pequeno? Organize sua oficina com alguns vasilhames de 2 ou 4 litros. Corte uma abertura perto da boca de cada um deles, no lado oposto à alça. Em seguida, use os recipientes para armazenar e classificar qualquer objeto que pareça sumir nas brechas da bancada. Com a alça, é fácil carregar o recipiente até o local do serviço.


  • Prystai/iStock

    8. Mordedor reciclado

    Se o Rex anda mordendo seus chinelos em vez de trazê-los, talvez ele precise de alguns brinquedos para morder. Uma maneira barata de entreter seu cão é deixá-lo morder uma garrafa plástica de 1 litro. Talvez seja pelo ruído da mordida, mas o fato é que os cachorros as adoram. Certifique-se de retirar o rótulo e a tampa da garrafa (e o anel de plástico solto que fica por baixo). Substitua a garrafa antes que ela fique muito mordida, pois os pedaços de plástico podem provocar engasgos.


  • fotorince/iStock

    9. Guarde o açúcar

    Da próxima vez que comprar um saco grande de açúcar, experimente colocá-lo num galão limpo e seco com alça. O açúcar não vai endurecer, e a alça torna fácil despejá-lo.


  • Bryon Thompson

    10. Faça uma pá

    Corte uma garrafa plástica de 2 litros, com alça, na diagonal a partir do fundo, de forma que 3⁄4 da parte superior permaneçam intactos. Agora você tem uma prática pá com várias utilidades, desde recolher folhas e outros entulhos de canaletas até limpar a caixa sanitária dos gatos e as fezes do cachorro. Use o dispositivo para pegar a ração do saco, espalhar areia ou ainda para retirar água de um recipiente. Neste último caso, a tampa deve ser mantida na garrafa.


  • FabrikaCr/iStock

    11. Adapte um funil

    Para criar um funil prático e durável, corte ao meio uma garrafa de desinfetante, alvejante ou detergente líquido com alça. Use a parte superior (com o tubo e a alça) como funil para despejar tinta, arroz etc.


  • Antonio_Diaz/iStock

    12. Conserve o resfriamento do cooler

    Não deixe a caixa térmica ou o cooler perderem o resfriamento enquanto você está na estrada. Encha algumas garrafas limpas com água ou suco e guarde no freezer para usar quando transportar comida no cooler. Isso não apenas mantém fria a comida: você pode realmente beber a água ou o suco à medida que derretem.

    Também não é má ideia guardar algumas garrafas a mais no freezer se houver espaço, pois um freezer cheio utiliza menos energia e pode reduzir a conta de luz. Quando encher uma garrafa, deixe um espaço extra para a expansão do líquido durante o congelamento.


  • Bryon Thompson

    13. Crie um regador

    Não tem regador em casa? É fácil criar um com uma garrafa de cerca de 4 litros com alça. Fure aproximadamente uma dúzia de pequenos orifícios (1,5 mm é um bom tamanho) logo abaixo da tampa do galão, do lado oposto à alça. Encha de água, coloque a tampa e comece a borrifar.


  • Oxana Medvedeva/iStock

    14. Prenda a rede do jardim

    Se você vive precisando recolocar a rede ou o forro de plástico solto sobre o canteiro, coloque garrafas plásticas grandes cheias de água espalhadas nos cantos para manter o material no lugar.


  • SbytovaMN/iStock

    15. Marque suas plantas

    Está procurando uma maneira fácil de identificar as hortaliças, ervas e flores do jardim? Corte faixas verticais de alguns garrafões de água transparentes. Faça as faixas da mesma largura que os pacotes de sementes, mas dobre-as no sentido do comprimento. Dobre cada faixa sobre um pacote vazio para protegê-lo dos efeitos do tempo e grampeie-a numa vareta ou num palito resistente.


  • Zbynek Pospisil/iStock

    16. Distancie as sementes no jardim

    Quer uma maneira fácil de dispor simetricamente as sementes no jardim? Use uma garrafa plástica como guia. Descubra a distância recomendada pelo fabricante e corte a parte estreita de uma garrafa de forma que o diâmetro seja equivalente a essa distância. Quando começar a plantar, pressione firmemente a garrafa no solo, com a borda cortada virada para baixo, e coloque uma semente no centro do círculo que ela faz. Em seguida, alinhe a garrafa de forma que sua borda toque a curva da primeira marca e pressione-a novamente. Plante uma semente no centro e repita até preencher as fileiras.


  • Crystal Frame Photography/iStock

    17. Faça uma armadilha para insetos

    Sempre que você sai no quintal há um enxame de vespas e mariposas ao seu redor? Use uma garrafa plástica de 2 litros para criar uma armadilha. Primeiro, dissolva 1⁄2 xícara de açúcar em 1⁄2 xícara de água na garrafa. Em seguida, adicione 1 xícara de vinagre de maçã e a casca de uma banana (esprema-a para entrar na garrafa). Coloque a tampa e agite bem a mistura antes de encher a garrafa até o meio com água fria. Faça um buraco de 2 cm perto da boca da garrafa e pendure-a num galho de árvore onde os insetos costumam aparecer. Quando a armadilha estiver cheia, jogue-a no lixo e substitua por uma nova.


  • taratata/iStock

    18. Crie um irrigador de plantas

    Nos períodos de seca, uma boa maneira de molhar as raízes das plantas é colocar vários irrigadores espalhados pelo jardim. Você poderá fazê-los com garrafas plásticas grandes. Corte um buraco grande no fundo de uma garrafa, depois fure de 2 a 5 pequenos orifícios (de cerca de 1,5 mm) na tampa ou em volta dela. Enterre as garrafas tampadas de cabeça para baixo cerca de 3⁄4 sob o solo, perto das plantas que precisa molhar, e preencha com água através do buraco na parte superior. Complete a água conforme o necessário.


  • PicturePartners/iStock

    19. Separe as ervas daninhas ao pulverizar herbicidas

    Ao usar herbicidas para matar ervas daninhas no jardim, você precisa ter cuidado para não pulverizar e matar também as plantas ao redor. Para isolar a erva a ser eliminada, corte ao meio uma garrafa de 2 litros e cubra com a parte superior a erva que deseja pulverizar. Em seguida, direcione o pulverizador na abertura normal da tampa da garrafa e dispare. Depois que o líquido se assentar, pegue uma garrafa e passe para o próximo alvo. Sempre use óculos de proteção e luvas ao pulverizar produtos químicos no jardim.


  • Panama7/iStock

    20. Coloque no reservatório da descarga

    Caso a sua casa tenha sido construída há muito tempo, existe a possibilidade do banheiro ser um daqueles antigos que utilizam mais água do que o necessário a cada descarga. Para economizar nas contas de água, encha uma garrafa plástica de 1 litro com água (remova antes o rótulo) e coloque-a no reservatório para reduzir a quantidade de água a cada descarga.


  • Bryon Thompson

    21. Alimente os pássaros

    Por que gastar dinheiro com um comedouro para pássaros quando você provavelmente tem um na lixeira? Pegue uma garrafa de 2 litros e corte um buraco grande na lateral para remover a alça (pode-se fazer um pequeno orifício abaixo do maior para inserir um galho firme ou um pino, para que o pássaro fique empoleirado). Depois, faça um buraco no meio da tampa e pendure-a numa árvore com um pedaço de barbante forte ou um fio de náilon. Encha a garrafa até a abertura com alpiste e aprecie o espetáculo.


  • rez-art/iStock

    22. Use como lata de lixo ou cesto de colheita

    Aqui está uma ótima dica para os jardineiros de fim de semana e também para profissionais: corte um buraco grande no lado oposto da tampa numa garrafa de 2 a 4 litros e amarre a alça num cinto ou numa corda em torno da sua cintura. Use o recipiente para colher os entulhos – pedras, ervas daninhas, gravetos – que encontrar enquanto apara a grama ou caminha pelo jardim. Use o mesmo modelo para criar um cesto adaptável para colher frutas e legumes


  • Bryon Thompson

    23. Monte um pulverizador de quintal

    Quando a temperatura aumentar do lado de fora, refresque as crianças com um pulverizador de quintal feito em casa. Basta cortar três fendas verticais de 2,5 cm de distância em um lado de uma garrafa de 2 litros, ou faça as fendas num ângulo diferente para que a água respingue em várias direções. Conecte a extremidade da mangueira à ponta da garrafa com fita isolante (verifique se ela está bem firme). Abra a torneira e deixe a festa rolar.


  • efetova/iStock

    24. Crie um balde de tinta

    Está cansado de derramar tinta por todos os lados quando vai pintar? Crie um recipiente de tinta mais elegante cortando um buraco grande no lado oposto à alça de um galão de 4 litros. Derrame a tinta de forma que ela fique cerca de 3 cm abaixo da borda do buraco, e use a borda para remover o excesso de tinta do pincel antes de levantá-lo. Você também pode cortar ao meio alguns vasilhames e usar as partes de baixo como baldes de tinta descartáveis, quando várias pessoas trabalharem no mesmo serviço.


  • Makalish/iStock

    25. Faça um peso para ancorar ou erguer

    Encha de areia um garrafão com alça limpo e seco, e tampe-o. Você agora tem uma âncora perfeita para segurar uma lona de pintura, prender um guarda-sol ou firmar uma mesa para conserto. A alça serve para transportar ou amarrar uma corda. Ou então use um par de garrafas cheias de areia como halteres, variando a quantidade de areia de acordo com sua capacidade de levantamento.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados