Em tempos de debates sobre sustentabilidade, é bom saber o que fazer para colaborar com o meio ambiente e a limpeza da sua cidade. O plástico, por exemplo, é um material utilizado em diversos utensílios e objetos comuns. Porém, quando ele é descartado, como é o caso de garrafas de plástico, torna-se um risco para o meio ambiente e até mesmo meios urbanos, entupindo ralos e causando enchentes.

Felizmente, elas também podem ser úteis em casa após o seu uso. Confira como reciclar garrafas de plástico pode adiantar a sua vida e, ao mesmo tempo, colaborar com a natureza:

FotoDuets/iStock

1. Use como forma para botas

Para evitar que os canos das botas guardadas dobrem e fiquem marcados, insira uma garrafa plástica vazia e limpa de 1 litro em cada uma delas. Para dar mais firmeza, envolva as garrafas com meias velhas ou toalhas.


Bryon Thompson

2. Crie um puxa-sacos

Uma garrafa PET de 2 litros é o recipiente ideal para armazenar e liberar sacolas de supermercado. Basta cortar o fundo e a boca da garrafa e, em seguida, aparafusá-la de cabeça para baixo dentro de um armário de cozinha ou na despensa. Coloque arruelas por baixo das cabeças dos parafusos para que eles não atravessem o plástico. Preencha a garrafa com sacos plásticos (aperte-os antes para retirar o ar) e puxe-os conforme precisar.

Da mesma forma, você pode criar um porta-barbante usando uma garrafa de 1 litro e deixando o fio sair por baixo do recipiente.


wuttichaijangrab/iStock

3. Use no lugar do nível

Como você pode ter certeza de que a prateleira que está prestes a instalar está reta se não tem um nível à mão? É fácil. Basta encher uma garrafa plástica de 1 litro com água. Tampe e deite a garrafa. Quando a água estiver nivelada, a prateleira também estará.


FamVeld/iStock

4. Crie um porta-brinquedos

Se você não aguenta mais pisar em pecinhas de montar das crianças, crie um porta-brinquedos para guardá-las cortando um buraco grande na lateral de um vasilhame limpo com alça. Corte o buraco no lado oposto ao da alça, para que você ou seu filho possa carregar o recipiente com facilidade depois de guardar as peças. Uma maneira fácil de armazenar material de artesa nato, giz de cera ou brinquedos pequenos é cortar ao meio os recipientes e usar a parte de baixo para guardar os objetos.