6 utilidades incríveis para a sua palha de aço

Conheça usos diversos para a palha de aço no seu dia a dia e aprenda a resolver dezenas de problemas simples – e, de quebra, economizar!

Redação | 18 de Setembro de 2018 às 16:00

Diversos utensílios do dia a dia podem ter diversas utilidades além do uso principal. O caso da palha de aço é um deles: com apenas um pedaço desse simples objeto, é possível resolver vários problemas comuns. Nós separamos 6 situações para você aproveitar melhor a sua:

1. Elimine as manchas de lápis de cera

Seu filho pequeno acabou de desenhar uma obra-prima no papel! Infelizmente, foi no papel de parede. Primeiramente use um pedaço de palha de aço com sabão para simplesmente roçar a superfície, limpando em uma única direção em vez de limpar em círculos, e sua parede logo se transformará numa “tela” nova.

2. Remova marcas de sapato

Aquelas marcas pretas que a sola de sapato de borracha deixa no chão não desaparecem com um esfregão, não importa o quanto se tente. Por isso, para limpar o piso de vinil com manchas desagradáveis, esfregue-o delicadamente com uma esponja de palha de aço com sabão. Assim que a mancha sair, limpe o chão com uma esponja úmida. Aproveite ainda e confira algumas dicas sobre como preservar os seus sapatos!

Anote a dica! Nada de Palha de Aço no Inox

Os fabricantes de aço inoxidável não recomendam o uso da palha (ou lã) de aço para a limpeza. Apesar de conferir algum brilho ao objeto, a palha de aço arranha a superfície e com isso acaba apressando a ferrugem. A maneira mais segura de limpar o inox é lavar com uma esponja macia, embebida em água e detergente neutro.

3. Afie a tesoura

Às vezes você só quer um pedaço de esponja de palha de aço com sabão para limpar algo pequeno. Cortá-la ao meio com uma tesoura ajuda a manter a tesoura afiada e, dessa maneira, permite que se utilize um pedaço do tamanho adequado para cada uso.

4. Afugente os roedores

Ratos e morcegos são especialistas em encontrar qualquer entrada possível para dentro de casa. Assim que descobrir por onde entram, preencha a entrada completamente com palha de aço. Esse tapa-buracos é bem mais eficaz que espuma ou jornal, porque mesmo os persistentes roedores não vão conseguir mastigar uma barreira tão afiada.

5. Limpe tênis sujos

Se os seus tênis estiverem tão feios que você só os calça para ir a lugares onde ninguém os veja, a palha de
aço pode impedir que eles acabem na lata de lixo. Umedeça uma esponja de palha de aço com sabão e esfregue delicadamente para retirar as manchas e substâncias pegajosas. Limpe-os com uma esponja úmida ou coloque-os na máquina de lavar, e você ainda poderá usá-los por vários meses.

6. Mantenha em ordem as ferramentas do jardim

Nada como uma boa limpeza ao fim de cada estação de plantio para prolongar a vida útil das ferramentas. Pegue um
chumaço de palha de aço fina, sature-o com o mesmo óleo de uso doméstico utilizado em portas e dobradiças que rangem e esfregue para retirar a ferrugem do tesourão, dos apanhadores, das pás e de todas as ferramentas com peças metálicas. Limpe-as com um pano limpo, afie as lâminas e aplique novamente um pouco de óleo nas ferramentas antes de guardá-las.