Faça uma busca


Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 10 de agosto de 2018

Como colocar papel de parede

Aprenda como aplicar papel de parede e dê uma renovada no visual da sua casa.

Imagem: targovcom/iStock

Muitas pessoas gostam de casas com papel de parede, mas não tem coragem de aplicar um modelo em casa por achar muito complicado. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como escolher e como colocar papel de parede.

Aplicar papel de parede de uma só cor ou estampado é uma questão de gosto. O importante é combiná-lo com o estilo do ambiente, pois o papel de parede modifica bastante o cômodo. Ele pode separar, estruturar ou aumentar o ambiente.

Avalie o tamanho do ambiente. Em aposentos espaçosos, estampas grandes, por exemplo, podem causar uma impressão de nobreza, porém, em quartos pequenos e angulares, transmite a sensação de sufocamento.

Recintos pequenos devem ser decorados com apenas uma cor, bem clara ou com estampas pequenas. O mesmo vale para ambientes onde permanecemos por muitas horas. Nesses casos, a dica é colocar um papel de parede com listras verticais, que dão a impressão de ambientes maiores. O teto deve ser branco.

Qual papel de parede escolher?

 Embora os estampados sejam clássicos, os mais usados são aqueles que possuem texturas. Estes, depois de aplicados, podem ser pintados de qualquer cor.  

Os papéis de parede de material sintético são mais simples de colocar, pois a cola é aplicada diretamente na parede. Já os estampados ou texturizados são mais complicados.

Os papéis de parede sintéticos são mais robustos e indicados para aposentos mais úmidos ou para despensas. Mas escolha aqueles que não têm resina de PVC.

Leia também: 4 truques com cores para mudar a decoração

Quais materiais devo ter em mãos?

Antes de colocar a mão na massa certifique-se de que tem tudo o que precisa:

  • Escada;
  • Tesoura;
  • Fita métrica;
  • Pano (de preferência 2: um úmido e um seco);
  • Espátula;
  • Estilete afiado;
  • Papel de parede.

Caso o papel de parede que tenha escolhido não seja autoadesivo, você irá precisar de:

  • Cola para papel de parede;
  • Água (para diluir a cola);
  • Balde (para misturar a cola e a água);
  • Rolo de pintura.

Como colocar papel de parede?

como colocar papel de parede

Passo 1

Deixe a superfície da parede totalmente livre de sujeira e imperfeições. Lixe, se for necessário, passe um pano úmido e deixe secar naturalmente com o tempo. Se estiver sem imperfeições, ela já está pronta para receber o papel de parede.

Passo 2

Meça toda a área onde será aplicado o papel de parede. Corte o papel nos tamanhos equivalentes que você irá precisar com uma sobra de 10 cm na parte de cima e de baixo; isso servirá como uma margem de erro.

Passo 3

Se você for usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola de papel de parede com a água num balde; sempre seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois, basta aplicar com abundância do centro para fora do papel com o rolo de pintura.

Passo 4

Comece sempre a partir do teto, colocando a ponta do papel de parede no teto e seguindo aos poucos com o restante. Use um pano seco para auxiliar na colagem, isso evita que fiquem bolhas no decorrer do processo. Cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto. Se tiver dificuldade peça ajuda para que alguém vá o orientando.

Passo 5

Repita o processo com o restante do papel até preencher a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área até a falha sumir. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola.

Passo 6

Para finalizar o processo, use a espátula para limitar firmemente o inicio e fim do papel de parede. Use a espátula como guia e corte o excesso do papel de parede com o estilete. Puxe com muito cuidado o excesso assim que tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas.

Dicas importantes:

1- Antes de aplicar o papel de parede, simule o efeito que ele causará ao ambiente, colocando um pedaço do papel escolhido contra a parede. Assim, você poderá se certificar que fez a certa.

2- Se a sua casa já tiver papéis de parede velhos, retire-os perfurando a parede com rolos dentados e molhados com água. Se forem texturizados, isso não será necessário. Eles podem ser arrancados da parede sem problemas.

Atenção: Antes de umedecer o papel, desligue a chave geral de energia, para evitar incidentes com tomadas e interruptores.

3- Ao aplicar o papel de parede, comece pelo lado da janela. As bordas e os cantos do papel devem ser bem impregnados com cola. 

4- Anote o nome do fabricante e o número de série do papel de parede que comprou. Assim, no caso de uma futura compra, você poderá adquirir o mesmo material.

Gostou do post? Confira agora dicas de como deixar sua casa confortável com pequenos detalhes!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados