Aposte no consumo inteligente de alimentos em casa

Realize um consumo inteligente de alimentos em casa para economizar nas compras no supermercado e evitar o desperdício sempre que possível.

Redação | 16 de Abril de 2019 às 11:00

belchonock/iStock -

Pense na sua cozinha.Como você armazena seus alimentos? Existe alguma forma de aproveitar algum deles? E as bebidas? Fazer um consumo inteligente de alimentos às vezes é crucial para acabar com o desperdício e reaproveitar alimentos e bebidas.

Com um pouco de planejamento, habilidade e criatividade, além de uma revisão básica dos seus hábitos de compras, você poderá fazer muito mais do que pensa. Veja como praticar um consumo de alimentos inteligente na cozinha:

1. Reaproveite sempre que possível

Não deixe que os alimentos estraguem: as frutas podem ser transformadas em purê, geleia ou compotas. Congele até mesmo pequenas quantidades de molho em fôrmas de gelo, por exemplo, para mais tarde dar um toque especial a determinados pratos. A carne moída pode ser refogada e, em seguida, congelada.

2. Atenção à lista de supermercado

Faça compras conscientemente. Em primeiro lugar, vá ao supermercado com uma lista e siga estritamente os itens que relacionar. Isso poupará dinheiro e também evitará que alguns alimentos comprados a mais fiquem mofando na despensa, correndo o risco de passarem do prazo de validade.

3. Utilize vinhos além do tradicional

Os restos de bebidas também podem ser alvo de um consumo inteligente de alimentos. Utilize um vinho azedado como vinagre, ou água mineral gasosa aberta há algum tempo para o preparo de chás.

4. Economize tempo e restos na cozinha

Preparar antecipadamente massas e sopas pode render a você mais tempo para dedicar a outras atividades. Além disso, você pode utilizar itens que, do contrário, irão para a lata de lixo. Pense em um ensopado ou uma lasanha, guarde em potes na geladeira e apenas esquente mais tarde.

5. Faça uma marmita com o que sobrou

Restaram alimentos do almoço de ontem? Ou há biscoitos quase chegando ao prazo de validade? Não deixe que estraguem: junte tudo em uma marmita para levar ao trabalho e garanta o almoço do dia.

6. Deixou o pão “dormir”? Acorde ele imediatamente!

Existem receitas em que são muito práticas para reaproveitar pães velhos. Veja algumas ideias: