Você já reparou que a cada dia vemos mais pessoas carregando bolsas térmicas ou lancheiras a caminho do trabalho ou da faculdade? Levar comida de casa é uma opção não só mais saudável como também mais econômica (a comida é mais barata do que nos restaurantes e, além de tudo, aproveitamos as sobras). Por isso a marmita está se tornando a opção de um número cada vez maior de pessoas. Se o seu local de trabalho oferece a opção de armazenar e esquentar comida, melhor ainda, pois aumenta a variedade de pratos. Lembre-se de que é importante se planejar para uma alimentação saudável no trabalho.

Para tirar total proveito da marmita, preste atenção em algumas dicas:

1. Adote o tipo certo de recipiente

O pote plástico pode conter substâncias tóxicas, que, quando submetidas ao calor, alteram a função de certos hormônios e podem contribuir para o desenvolvimento de doenças. As vasilhas mais indicadas são as de alumínio e as refratária. No caso do alumínio, se for usar o micro-ondas para aquecer a comida, transfira-a comida para um prato que possa ir a esse tipo de forno.

2. Escolha o tamanho adequado

Se você come pouco, arranje um pote pequeno. Caso contrário, o ar que fica dentro do pote pode propiciar a propagação de microrganismos.

Turma da Mônica e Corpo Humano

3. Separe alimentos diferentes…

Se for levar salada, coloque-a separada dos outros alimentos que vão ao micro-ondas. Também leve o molho da salada em outro recipiente para que as hortaliças não murchem até a hora de comer. E lembre-se: a partir do momento em que são retiradas da geladeira, elas começam a soltar água.

As saladas no pote são uma opção prática e saudável.

4. …inclusive molhos e feijão

O mesmo vale para o molho do macarrão e o feijão: leve-os separados da massa e do arroz (estes são carboidratos e por isso “chupam” o caldo). No caso do arroz com feijão, é bom colocar o feijão embaixo do arroz e em maior quantidade, assim sobra caldo na base e a comida não fica seca.

5. Diga não as frituras

Evite frituras, pois, além de não serem saudáveis, perdem a crocância ao serem requentadas.

6. Não deixe a sopa vazar!

Sopas são uma ótima opção no inverno. Mas tenha certeza de que a vasilha está bem lacrada. Você não vai querer que seu almoço derrame na bolsa.

7. Comida azeda? Argh!

Se o trajeto casa-trabalho for longo ou fizer muito calor, acondicione a marmita numa bolsa térmica e coloque-a na geladeira assim que chegar ao destino, senão ela pode azedar. Veja aqui algumas dicas de como armazenar os alimentos na geladeira com segurança.

8. Higiene é tudo!

Não demore muito para lavar a marmita depois de comer. Assim você evita que o resto da comida estrague e o cheiro se propague pelo ambiente de trabalho.

 

Tomando esses cuidados, você poderá desfrutar de um almoço prático, econômico, saudável e (importante!) saboroso.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!