Imagine a cena: você acorda determinado a começar a se alimentar de forma mais saudável. Para isso, resolve preparar uma salada de manhã e a leva para o trabalho. Só que, quando chega a hora do almoço, as folhas estão murchas e o molho vazou. Na manhã seguinte, bate a preguiça e o medo de o desastre do dia anterior se repetir. Então, você acaba levando a macarronada do jantar da noite anterior. Parece familiar? A solução para você pode ser a salada no pote, uma tendência que vem conquistando cada vez mais adeptos entre os que almoçam fora de casa.

Mas como montar uma salada no pote?

Para montar a sua salada no pote, basta comprar ou reaproveitar um pote de vidro com tampa em bom estado (potes de palmito e azeitonas em conserva são boas opções). O pote de vidro conserva bem os alimentos, permitindo o preparo no dia anterior ou mesmo para alguns dias da semana. Além disso, oferece a praticidade de poder ser levado na bolsa sem risco de vazamentos. E o melhor: garante o sabor de uma salada fresquinha.

Para montar a salada no pote de forma eficaz, basta colocar os ingredientes em camadas seguindo a sequência a seguir:

Passo 1: limpeza no pote

Antes de começar a montar sua salada, esterilize o pote na água fervente para evitar a proliferação de bactérias. Deixe que ele seque sobre um papel toalha em seguida. Não utilize panos de qualquer tipo. Assim que os potes secarem, estarão prontos para uso.

Turma da Mônica e Corpo Humano

Passo 2: acrescente o molho

Na primeira camada, no fundo, coloque um molho de sua preferência.

Não deixe de ler também: 4 dicas para temperar e transformar suas saladas

Passo 3: hora dos vegetais

Nas camadas intermediárias, distribua os vegetais mais densos, como: cenoura, beterraba, pepino, tomate e outros de sua preferência. Outra boa opção também é incluir algumas carnes. Veja algumas dicas para inserir carnes saudáveis na salada clicando aqui!

Passo 4: adicione folhas para terminar a sua salada no pote

Coloque as folhas sempre no topo do pote, sem ter contato com o molho. Dessa forma, elas não ficarão murchas.

Se quiser dar um toque especial à sua salada no pote acrescente folhas escuras. Os sabores marcantes dessas folhas contribuem para o preparo de uma boa salada, conheça um pouco mais sobre as opções de folhas escuras clicando aqui!

Salada no pote pronta!

Agora que a sua salada no pote está pronta, basta vedar bem o pote e ficar tranquilo pois os ingredientes permanecerão frescos durante horas. Na hora de comer, é só chacoalhar o vidro para misturar o molho no fundo com todos os vegetais. Também é possível adicionar proteínas, como frango desfiado, e oleaginosas como nozes e castanhas de caju às camadas intermediárias para complementar sua salada, deixando seu pote ainda mais saudável.