Prepare 10 saladas diferentes que são a cara do verão
Que tal colocar mais cor e sabor no seu prato? Veja como a salada pode ser a estrela da sua refeição!
Optar por refeições leves é a melhor maneira de se alimentar no verão. No calor intenso, não convém comer pratos que dificultam a digestão. Então, que tal apostar em saladas diferentes para sair da mesmice do tomate com alface? Além de nutritivas, elas são deliciosas e fáceis de preparar. Listamos receitas que levam peixe, frango, e também algumas que misturam verduras com frutas. Então não perca tempo! Confira o passo a passo do preparo de cada uma delas e bom apetite!
E se estiver pensando na sobremesa, dê uma olhada nessas receitas caseiras de sorvete. São de dar água na boca!
Coleslaw cremoso sem maionese
Ingredientes
- 1/3 de xícara de iogurte natural desnatado
- 4 colheres de chá de mostarda de Dijon
- 4 colheres de chá de vinagre de cidra
- 4 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
- 1 1/2 colher de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sementes de alcaravia ou de aipo
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino moída
- 4 xícaras de repolho verde
- 1 xícara de cenoura ralada (de 2 a 4 médias)
Modo de preparo
1. Em uma tigela pequena, bata o iogurte, a mostarda, o vinagre, o azeite, o açúcar, a alcaravia, o sal e a pimenta-do-reino até obter um molho homogêneo.
2. Em outra tigela, misture o repolho e a cenoura. Adicione o molho e misture com a salada. Uma porção equivale a 3/4 de xícara. A coleslaw pode ser conservada por um dia na geladeira em recipiente fechado.
Salada de trigo com peixe ao molho de limão
Ingredientes
- 200 g de trigo para quibe
- 300 g de filé de peixe de carne branca
- ½ limão cortado em fatias finas
- 2 ramos de salsa fresca
- 5 grãos de pimenta-do-reino
- 150 g de pepino cortado em cubos
- 100 g de cebolinha em fatias finas
- 250 g de tomates-cereja cortados ao meio
- 3 colheres (sopa) de coentro fresco picado (opcional)
- 3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
- 3 colheres (sopa) de salsa fresca picada
Para o molho
- Raspas da casca de ½ limão
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- 1 dente de alho amassado
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
1. Disponha o trigo para quibe numa tigela refratária grande. Cubra-o com 600 ml de água fervente e reserve-o por 45 minutos, ou até ter absorvido toda ou grande parte da água.
2. Nesse meio-tempo, arrume os filés de peixe numa frigideira grande, com tampa. Adicione as fatias de limão, a salsa, a pimenta-do-reino e água fria suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe levantar fervura. Depois, reduza o fogo e, com a frigideira tampada, cozinhe por 5 minutos, ou até o peixe ficar opaco e soltar lascas com facilidade.
3. Retire o peixe do líquido e deixe-o esfriar. Com cuidado, quebre-o em lascas grandes.
4. Escorra a água do trigo, pressionando-o para secá-lo. Coloque-o numa saladeira grande. Adicione o pepino, a cebolinha, o tomate-cereja e as ervas picadas. Acrescente o peixe, sem quebrá-lo, e misture tudo.
5. Para o molho, misture todos os ingredientes. Despeje-o sobre a salada e, com cuidado, misture tudo sem quebrar o peixe.
6. Cubra a tigela e leve-a à geladeira por 1-2 horas, para apurar o sabor. Acerte o tempero antes de servir e decore com os ramos extras de hortelã.