Salada de tabule: uma dica saudável para o almoço
Aprenda a fazer esse prato tradicional e incremente seu almoço.
O mundo árabe é repleto das mais diversas delícias gastronômicas. Foram os árabes antigos, por exemplo, os responsáveis pela popularização de temperos simples que utilizamos até hoje, como a hortelã, o tomilho e a salsinha. Além dos diversos pratos elaborados da cozinha árabe, existem alguns mais fáceis de preparar. A salada de tabule, que tem origem libanesa e costuma servir como entrada, funciona muito bem para acompanhar pratos principais.
Além disso, seus ingredientes são nutritivos e possuem muitos benefícios para a saúde. O tomate, por exemplo, possui licopeno, um nutriente importante que combate o câncer de próstata. Já a cebola é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. A hortelã, que não serve apenas para decorar o prato, possui diversos nutrientes como vitamina B2, vitamina E, potássio, sódio, ferro e manganês, que, entre outras funções, ajudam a cuidar do sangue.
Acompanhe a receita a seguir e shahiat jayida (bom apetite, em árabe)!
Ingredientes
- 45g de trigo para quibe;
- 200g de tomate picado sem sementes;
- 1 cebola picada;
- 2 pepinos picados;
- 1 maço de salsinha picada;
- 3 colheres (sopa) de suco de limão;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1/4 colher (chá) de noz-moscada (opcional);
- hortelã picada.
Modo de preparo
Coloque o trigo em uma tigela com água fervente e misture com o auxílio de uma colher. Deixe em repouso por 1 hora, cobrindo a mistura com um pano grosso e limpo. Em seguida, escorra e esprema para tirar o excesso de água. Misture bem com os outros ingredientes (lembre-se de picar os legumes!) e sua salada de tabule estará pronta!
Você pode adicionar outros ingredientes de sua escolha na salada, como azeite ou alface. Você pode ainda usar a criatividade e servir de outras formas: que tal enrolar a salada em pão árabe e garantir um lanche? Solte a imaginação!