10 ervas frescas para dar um toque especial em sua salada
Confira algumas ervas que vão deixar sua salada muito mais gostosa!
Cada vez mais pessoas estão descobrindo que se pode dar um toque especial às saladas com a adição de leguminosas. Mas você sabia que as ervas frescas também podem dar um sabor maravilhoso a uma salada e ainda acrescentar benefícios nutricionais? Confira abaixo 10 ervas frescas que vão dar um toque a mais em seu prato.
→ 10 ervas frescas para temperar seus pratos:
1. Alecrim
Uma das ervas mais aromáticas, em forma de agulha, vai muito bem em saladas mornas com verduras e legumes, carne de porco, carneiro e peixe. Além disso, o alecrim também pode melhorar sua memória.
2. Cebolinha-francesa
Assim como outros membros da família da cebola, as folhas parecidas com capim da cebolinha-francesa são ricas em compostos sulfurosos benéficos e em alicina, fitoquímico que ajuda a evitar doenças cardíacas. Pique com a tesoura e polvilhe sobre saladas com carne, ave, peixe ou folhas.
3. Endro
O gosto de cominho suave das folhas do endro combina com saladas de frutos do mar, além de batatas e pepinos.
4. Estragão
As folhas em forma de lança dessa erva têm sabor forte, que lembra o do anis, e ficam perfeitas em saladas de frango.
5. Hortelã
Com seu forte sabor refrescante, é uma das ervas mais populares. Ela vai muito bem em saladas de feijão e batata, mas também com frutas, como melão e manga.
Confira também: 4 dicas (e 3 molhos) para tornar suas saladas com ervas irresistíveis!
6. Manjericão
Tradicional no molho pesto, as pequenas folhas do manjericão têm sabor acre e delicioso. Espalhe sobre qualquer salada de tomate, mas especialmente uma com queijo mussarela.
7. Ora-pro-nóbis
Erva de origem grega e turca, tem folhas carnudas, redondas e verdes, de sabor refrescante e suave. Adicione algumas folhas a uma salada de folhas ou espalhe sobre uma salada de batata.
8. Orégano e manjerona
Essas ervas aparentadas, com muito poucas folhas têm sabor forte, portanto use-as esparsamente em saladas de tomate ou saladas mornas de abobrinha e berinjela.
9. Salsinha
Decoração clássica de pratos salgados, também é um complemento saboroso para uma salada de folhas ou ervas. Além disso, também é uma boa fonte de folato, ferro e vitamina C.
10. Tomilho
Pequenas, mas muito aromáticas, as folhas do tomilho são ótimas ervas para saladas de batata e feijão. Além disso, também são ótimas pedidas em em saladas quentes com carne de vaca e de pato. Saiba também como ter uma boa saúde bucal com a ajuda do tomilho.
→ Confira algumas sugestões de saladas com ervas frescas:
Salada de trigo com peixe ao molho de limão
Ingredientes
200 g de trigo para quibe
300 g de filé de peixe de carne branca
½ limão cortado em fatias finas
2 ramos de salsa fresca
5 grãos de pimenta-do-reino
150 g de pepino cortado em cubos
100 g de cebolinha em fatias finas
250 g de tomates-cereja cortados ao meio
3 colheres (sopa) de coentro fresco picado (opcional)
3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
3 colheres (sopa) de salsa fresca picada
Para o molho:
Raspas da casca de ½ limão
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo:
1. Disponha o trigo para quibe numa tigela refratária grande. Cubra-o com 600 ml de água fervente e reserve-o por 45 minutos, ou até ter absorvido toda ou grande parte da água.
2. Nesse meio-tempo, arrume os filés de peixe numa frigideira grande, com tampa. Adicione as fatias de limão, a salsa, a pimenta-do-reino e água fria suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe levantar fervura. Depois, reduza o fogo e, com a frigideira tampada, cozinhe por 5 minutos, ou até o peixe ficar opaco e soltar lascas com facilidade.
3. Retire o peixe do líquido e deixe-o esfriar. Com cuidado, quebre-o em lascas grandes.
4. Escorra a água do trigo, pressionando-o para secá-lo. Coloque-o numa saladeira grande. Adicione o pepino, a cebolinha, o tomate-cereja e as ervas picadas. Acrescente o peixe, sem quebrá-lo, e misture tudo.
5. Para o molho, misture todos os ingredientes. Despeje-o sobre a salada e, com cuidado, misture tudo sem quebrar o peixe.
6. Cubra a tigela e leve-a à geladeira por 1-2 horas, para apurar o sabor. Acerte o tempero antes de servir e decore com os ramos extras de hortelã.
Salada de rabanete ao molho de queijo cremoso
Ingredientes:
2 maços de rabanetes sem a parte verde (em torno de 300 g);
2 peras pequenas;
1 pepino;
75 g de queijo cremoso com ervas (produto pronto);
100 g de creme de leite fresco;
1 colher (sopa) de pasta de wasabi (raiz-forte);
suco de limão;
sal de ervas;
1 maço de cebolinha-francesa;
100 g de minitorradas crocantes.
Modo de preparo:
- Limpe, lave os rabanetes e deixe secar; depois corte-os em quatro. Lave as peras, retire a parte central com as sementes e corte o restante em fatias.
- Descasque o pepino e corte ao meio, no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe a parte mole do miolo, retirando as sementes. Corte as metades novamente ao meio, longitudinalmente, e depois em pedaços estreitos. Misture os pedaços de rabanete, de pera e de pepino em uma saladeira.
- Para fazer o molho, misture o queijo cremoso com o creme de leite fresco e a pasta de wasabi, até formar um creme. Tempere com suco de limão e sal de ervas.
- Despeje o molho sobre os ingredientes da salada e misture. Tempere a salada novamente com sal de ervas.
- Lave a cebolinha-francesa, sacuda para secar e corte. Salpique sobre a salada e sirva com as minitorradas.