Os temperos certos acentuam o sabor dos pratos e salvam aquela comida que, sem uma ajudinha, ficaria insossa. Abasteça a despensa e a geladeira com os ingredientes abaixo e não se prenda ao tradicional: faça experiências e descubra sabores e combinações incríveis!

Ervas e temperos

Ervas são usadas em tantas receitas que é uma boa ideia manter uma coleção das ervas desidratadas que você mais usa e gosta. Orégano, endro, folhas de louro, estragão, hortelã e tomilho são algumas das ervas desidratadas mais comumente usadas. Mas um mix de ervas pode ser suficiente para muitas eventualidades se você não tiver uma erva especifica à mão. Lembre-se de que as ervas desidratadas permanecem frescas por apenas seis meses. Conserve-as armazenadas em uma despensa escura e não em lugar claro. Salsa e coentro perdem o sabor quando desidratados e são ótimos para usar na decoração dos pratos; então, é melhor comprá-los frescos.

Temperos encorpam e adicionam sabor aos pratos caseiros. Os mais úteis para manter na despensa são pimenta-do-reino, coentro moído, cominho, pimenta-caiena, canela, páprica, noz-moscada, cúrcuma e sementes de cardamomo. Se você gosta de comida tailandesa, é interessante ter um pouco de capim-limão desidratado.

Versões do tomate

O extrato ou massa de tomate é essencial para realçar o sabor de tomate de um grande número de receitas. O sabor é intenso, então só é preciso usar pouco. Tenha sempre um vidro na geladeira, e acrescente-o a molhos, caldos, temperos de saladas e marinadas.

O ketchup dá um toque doce e frutado aos pratos, e, como inclui vinagre e açúcar. Às vezes pode ser uma opção melhor que o extrato de tomate para realçar o sabor.

A passata, feita de tomates maduros sem sementes, é ótima para sopas, massa e até mesmo drinques à base de tomate. Você pode comprar as versões com pedaços de tomate ou fina.

Sabor italiano

O pesto é ótimo para dar sabor a sopas, massas, pratos com arroz e legumes recheados. Use-o, também, para fazer bruschettas (espalhe-o em fatias de pão francês ou ciabata torrados).

Ah, a mostarda!

Mostarda combina bem com carne de porco e pratos com queijo. A mostarda de Dijon tem um sabor suave e é bastante versátil – ótima para marinadas e temperos de saladas. Enriqueça o sabor dos molhos ou espalhe-a sobre a carne antes de cozinhar. A mostarda em grãos tem sabor levemente mais pungente, textura grossa e uma atraente aparência pintada.

Dos quatro cantos do mundo

O molho inglês empresta um sabor bastante característico a molhos e receitas com carne vermelha. Tenha sempre também molho Tabasco (originário dos Estados Unidos) e extrato de harissa (se gostar da comida apimentada do Norte da África).

O molho shoyu é crucial para todos os pratos orientais. Se você prepara salteados com frequência, é uma boa ideia investir em um pouco de óleo de gergelim torrado também.

Curry em pasta ou em pó é essencial para ensopados indianos (curries). Curry em pasta está disponível em uma grande variedade de misturas.

Molho de peixe, também conhecido como nam pla, é tão usado na cozinha do Sudeste Asiático quanto o molho shoyu na chinesa. Tem um aroma penetrante e deve ser usado com moderação, mas acrescenta um sabor delicado que é essencial para curries e salteados de autêntico sabor tailandês.

Outros sabores

Chutney de frutas, como de manga, damasco ou tomate, transforma frios e curries. Compre um de boa qualidade.

Um vidro de pasta de alho, pimenta ou gengibre são ótimos para ter na despensa quando a versão fresca acaba e são bem rápidos para quando se está com pressa. Depois de abertos, mantenha-os na geladeira.

Condimentos como hortelã e raiz-forte ralada e em pasta são itens essenciais na despensa. Eles acrescentam o toque final a uma carne e duram bastante na geladeira.

 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!