Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de maio de 2019

Salada de salmão grelhado: uma delícia saudável

Uma opção nutritiva e saborosa para o seu dia

Imagem: Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções
Iana Faini
Por: Iana Faini

Combine as cores e os sabores de uma ilha tropical nesta incrível salada de salmão. O sabor forte do peixe é perfeitamente equilibrado pela suave acidez da laranja e pela doçura da manga e do mamão. 

Além do sabor, esta receita é uma boa opção para a saúde. O salmão é uma fonte considerável de potássio, que ajuda a regular o equilíbrio hídrico do organismo, prevenindo assim a hipertensão arterial.

Já o mamão é uma boa fonte de vitamina A, na forma de betacaroteno, que ajuda a manter a visão boa. Em muitas partes do mundo onde se consomem poucos alimentos que contêm vitamina A, o mamão desempenha um papel importante na prevenção da cegueira.

Confira a receita para 4 pessoas a seguir:

Ingredientes

8 vagens de cardamomo, amassadas

1 colher (chá) de sementes de cominho raspas finas

suco de 1 limão siciliano

suco de 1 laranja grande

1 colher (sopa) de molho de soja

1 colher (sopa) de mel claro

4 pedaços de filé de salmão sem pele, cerca de 115 g cada

150 g de folhas diversas para salada, como alface, rúcula e agrião

1 manga, descascada e cortada em cubos pequenos

1 mamão-papaia, descascado, sem sementes e cortado em cubos pequenos

1 laranja, descascada e separada em gomos

sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

1.

Aqueça uma frigideira pequena. Raspe as sementes das vagens de cardamomo e coloque-as na frigideira quente com as sementes de cominho. Torre-as por alguns segundos até liberarem o aroma e transfira-as para um prato raso não metálico.

2.

Acrescente o suco e as raspas do limão siciliano, o suco de laranja,
o molho de soja e o mel às sementes e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Disponha nesse prato os pedaços de filé de salmão. Vire-os para cobrir os dois lados com o tempero. Cubra e deixe marinar por cerca de 30 minutos.

3.

Preaqueça a grelha em fogo alto. Retire o salmão da marinada, coloque-o na grelha e cozinhe por 4 a 5 minutos de um lado apenas; os filés de salmão ainda devem estar um pouco translúcidos no centro. Enquanto isso, coloque a marinada numa panela pequena e espere levantar a fervura.

4.

Arrume as folhas para salada no centro de 4 pratos. Espalhe os cubos de manga e papaia e os gomos de laranja em volta da salada. Coloque o salmão cozido por cima da salada e, com uma colher, espalhe a marinada já quente. Sirva imediatamente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close