Sorvetes caseiros, quando preparados com os melhores ingredientes, superam em qualidade e sabor os industrializados. Além de deliciosos, eles podem ser feitos na cozinha de casa sem a necessidade de uma máquina especial. A base tradicional para a elaboração de sorvetes é um creme simples com adição de frutas ou outros sabores. E as misturas podem ser várias, de acordo com o seu gosto ou conforme a disponibilidade de ingredientes.

Nas férias de verão, inclusive, o sorvete faz muito sucesso entre as crianças e os adultos. Portanto, aproveite a temporada e experimente as sugestões abaixo ou invente suas próprias combinações. Nada como uma sobremesa gelada para espantar o calor!

Veliavik/iStock

Sorvete de baunilha

Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite
  • 1 fava de baunilha aberta ao meio
  • 125 g de açúcar refinado
  • 150 ml de água
  • 4 gemas

Em vez da fava, você pode usar 1 ½ colher (chá) de extrato de baunilha, misturando-o direto ao creme de leite. Antes de levar ao freezer, acrescente castanhas, essência de café, chocolate picado ou em gotas.


belchonock/iStock

Modo de preparo

1. Primeiramente, leve o creme de leite ao fogo até o ponto de fervura. Retire do fogo e adicione a fava. Deixe esfriar. Raspe as sementinhas da fava e misture‑as ao creme, descartando a fava em seguida.

2. Antes de tudo, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo até formar uma calda (ela deve formar um fio entre os dedos polegar e indicador quando fria). Então, numa tigela grande, bata as gemas e vá acrescentando a calda aos poucos. Em seguida, junte o creme de leite. Logo após, ponha a mistura num pote plástico e leve ao freezer por 1-2 horas ou até as bordas congelarem.

3. Retire a mistura do freezer e coloque numa tigela. Dessa forma, bata para romper os cristais de gelo. Depois devolva a mistura ao mesmo pote e ao freezer. Repita o processo desse modo, de congelar e bater mais duas vezes, isto é, até o sorvete estar macio e congelado.


dulezidar/iStock

Sorvete de frutas do verão

Ingredientes

  • 500 g de frutas macias variadas: amoras, framboesas ou morangos
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 175 g de açúcar de confeiteiro
  • 300 ml de creme de leite

Eugene03/iStock

Modo de preparo

1. Bata as frutas, o suco de limão e o açúcar de confeiteiro no processador até formar uma mistura suave. Logo depois, peneire para uma tigela grande. Então, descarte as sementes. Bata o creme de leite em ponto de chantili. Junte‑o à mistura de frutas.

2. Em seguida, ponha a mistura num pote plástico e leve ao freezer seguindo as mesmas instruções do sorvete de baunilha (receita anterior).