Entenda como gastar menos tinta da impressora em 9 passos

Uma impressora pode representar uma saída prática, mas também se transformar em uma armadilha. Entenda cmo gastar menos tinta da impressora e economize!

Redação | 1 de Março de 2019 às 18:00

Sasiistock/iStock -

Ter uma impressora em casa pode ser um negócio caro, principalmente se você não souber como economizar os cartuchos. E, como investir em cartuchos falsificados pode sair bem mais caro, já que eles podem danificar o seu aparelho, a opção é mesmo gerenciar o uso. Por isso, entender como gastar menos tinta da impressora em alguns poucos passos pode representar uma economia gigante no fim do mês!

Se você ainda procura opções de impressora para comprar, vale a pena pensar sobre o assunto antes de começar a gastar dinheiro com cartuchos. Em primeiro lugar, saiba que finalidade será destinada ao seu aparelho. Em seguida analise as opções de impressora disponíveis no mercado. Dependendo de alguns casos, investir em impressoras um pouco mais caras que utilizam cartuchos toner, com mais capacidade, pode ser uma ideia melhor. Pense nisso se você costuma imprimir contas, boletos ou outros documentos com frequência.

Na maioria das vezes, no entanto, um modelo básico de jato de tinta pode dar conta. Mas preste atenção ainda com o ressecamento dos bicos injetores: se ficarem sem imprimir por muito tempo, podem apresentar defeitos futuramente. O ideal é que se faça uma limpeza mensalmente; porém essa limpeza também pode gastar tinta dos cartuchos. Veja como evitar

Veja também: Conheça a revolução da impressão 3D para a saúde

1. Encontre serviços especializados para imprimir fotos em quantidade

Imprimir fotos da família nas férias logo acabará com os suprimentos de tinta, já que o estoque dos cartuchos é limitado. Nesses casos opte por contratar serviços de impressão. Eles saem mais baratos do que as feitas em casa, além de ter melhor qualidade de impressão e de papel.

2. Modifique a formatação dos seus arquivos

Se for possível mudar a formatação de um arquivo que você digitou, faça isso! Utilizar fontes menores e reduzir o espaçamento entre as linhas pode representar uma economia enorme de papel e, consequentemente, de tinta.

3. Deixe a impressora pegar um ar

Coloque a impressora a jato de tinta ou os cartuchos de reserva num local fresco. Se os mantiver perto de um radiador ou ao lado do ventilador do computador, irão esquentar e entupir muito mais cedo.

Isso vale também caso você precise retirar os cartuchos da impressora. Deixe-os bem embalados e em um local fresco, para que as saídas não sejam obstruídas. Entretanto não é recomendado tirá-los até que a tinta se esgote.

4. Faça tudo de uma vez

Se possível, imprima documentos ou fotos em lotes, todos juntos, em vez de distribuir a impressão por dias ou semanas. Ao reiniciar a impressora, um ciclo de limpeza do cabeçote ou de manutenção é sempre ativado, usando uma quantidade de tinta considerável. Mudar seus hábitos de impressão desta forma pode reduzir pela metade o gasto de tinta e economizar também o seu tempo.

5. Utilize programas que ajudam gastar menos tinta da impressora

Baixe um software para economizar tinta na hora da impressão. Há muitos programas gratuitos que ajudam a otimizar o uso, como o Greencloud Printer, que ajuda o usuário a eliminar páginas e outros elementos desnecessários da impressão final.

Se você utiliza o Google Chrome ou o Firefox como navegadores de internet, pode também optar por utilizar o Print Friendly, uma extensão que ajuda a reduzir os elementos de uma página da web, como anúncios por exemplo. Dessa forma você não usa tinta colorida preciosa para imprimir propagandas de terceiros.

Procure imprimir em preto e branco sempre que possível para gastar menos tinta da impressora (Foto: FabrikaCr/iStock)

6. Aguarde o desligamento total da impressora

Muitas pessoas costumam apertar imediatamente o botão para desligar a impressoa logo após pegar a folha de papel. Isso é um erro que pode custar muito caro em termos de tinta! Mesmo após entregar a folha impressa na bandeja, a impressora continua trabalhando para finalizar o ciclo, que envolve o reposicionamento do cartucho.

Alguns aparelhos mais atuais não desligam imediatamente assim que o usuário pressiona o botão power, porém isso pode também prejudicar a conexão da impressora com o PC. O sistema entende que ela já foi desligada e desativa o driver (que faz a comunicação entre os dispositivos). Entretanto isso pode representar problemas de comunicação na próxima vez que ela for utilizada. Sempre espere um “click” da impressora antes de desligá-la.

7. Prefira preto e branco sempre que possível

Em muitas vezes, imprimir documentos em cores é desnecessário. Um boleto ou uma conta de luz, por exemplo, podem gastar níveis de tinta consideráveis. Para gastar menos tinta da impressora, imprima documentos em preto e branco. Além disso, o cartucho de tinta preta costuma ser mais barato do que as coloridas.

8. Cuidado com os genéricos

Os cartuchos de tinta do próprio fabricante chegam a custar quase tanto quanto a impressora em si. Por esse motivo, muitas pessoas tendem a procurar versões genéricas. No entanto, preste atenção: muitos cartuchos falsificados podem, na verdade, estragar a impressora.

Em vez disso, procure por cartuchos oficiais recarregáveis e postos de recarga confiáveis. Pode sair bem mais barato que investir em cartuchos todo mês.

Procure por versões mais baratas produzidas ou recarregadas por outras empresas. Não misture marcas, já que tintas de fabricantes diferentes talvez não combinem bem na página.

9. Não imprima se não for necessário!

Pense sempre duas vezes antes de imprimir: uma cópia em papel é mesmo necessária? Hoje em dia é possível realizar pagamentos online, sem a necessidade de imprimir contas e boletos. Além disso, utilizar folhas de papel indiscriminadamente pode representar um impacto negativo no meio ambiente bem como ao seu bolso. Por isso, para gastar menos tinta da impressora, pense se vale a pena gastar um dinheirão em cartuchos com impressões desnecessárias!