Como preservar e limpar sapatos

Para quem trabalha em centros urbanos, descobrir uma forma de aumentar a vida útil dos sapatos é de grande utilidade. Afinal não dá para renovar o

Redação | 26 de Novembro de 2018 às 18:00

CherriesJD/iStock -

Para quem trabalha em centros urbanos, descobrir uma forma de aumentar a vida útil dos sapatos é de grande utilidade. Afinal não dá para renovar o guarda-roupa de três em três meses, né? Por isso, seguem algumas dicas para ajudar você a limpar os sapatos e cuidar deles com estes cuidados simples:

Regra básica

Os calçados mantêm a forma e duram por mais tempo quando recebem cuidados e limpeza regulares, por isso siga as dicas abaixo regularmente.

Como limpar

✓ Couro

Limpe a terra solta com uma escova firme. Aplique graxa para sa­patos com um pano de algodão limpo ou com uma escova macia. Deixe secar por 10 minutos e lustre com uma escova ou um pano limpo. Retire os cadarços antes de limpar o calçado. Se estiverem sujos, lave-os.

✓ Couro envernizado

Usando um pano limpo, lustre com pasta específica para esse tipo de material, óleo mi­neral ou vaselina. Remova riscos com uma borracha de lápis limpa.

✓ Camurça

Use uma escova de plástico ou de metal fino para limpar e esco­var a penugem. Polvilhe manchas de óleo com talco para bebê e escove.

✓ Lona

Aplique um spraypróprio para remoção de manchas e esfregue à mão com detergente. Ou lave os cal­çados à máquina com toalhas para evitar que fiquem batendo.

Com essas dicas os seus sapatos irão durar muito mais tempo. Experimente e tenha sempre calçados limpos e impecáveis. Mas, se você quer se desfazer de algum, veja essas dicas de como vender roupas e sapatos na internet e ganhar um bom dinheiro.