Conserto de cadeira de rodas: veja como fazer

Entenda como realizar um pequeno conserto de cadeira de rodas pode facilitar a sua vida, evitar problemas de saúde e economizar dinheiro.

Redação | 14 de Fevereiro de 2019 às 16:00

vadimguzhva/iStock -

A cadeira de rodas representa uma enorme ajuda no dia a dia de milhares de pessoas. E por ser tão importante, deve receber os mesmos cuidados e manutenção que qualquer outro item essencial. Existem dezenas de lojas especializadas em conserto de cadeira de rodas, mas você mesma pode fazer alguns reparos básicos.

É aconselhável verificar o estado da cadeira de rodas pelo menos uma vez ao mês. Se ela é utilizada frequentemente na rua, tente verificar a cada 15 dias se há tachinhas, pedras ou mesmo amassados no aro. Esses empecilhos podem dificultar a locomoção e a saúde de quem a utiliza.

Veja a seguir alguns problemas comuns com cadeiras de rodas e como você pode resolvê-los rapidamente:

Veja também: saiba quais são as últimas descobertas da medicina

Problema: O pneu da cadeira de rodas está vazio

Solução: Encha a roda novamente e tente identificar algum furo ou prego que tenha se alojado na câmara da roda.

Um pneu vazio ou murcho dificultará o trabalho de movimentar a cadeira e é provável que ainda a faça guinar para um lado.

Problema: A cadeira de rodas precisa de um trato

Solução: Certifique-se de que os pneus estejam cheios e sem desgaste

Realizar um pequeno conserto de cadeira de rodas pode evitar dores de cabeça (Foto: Caboclin/iStock)

Problema: As alças de impulso ficam escorregando

Solução: Utilize um secador de cabelos para prendê-las no lugar

Com o uso, os punhos de borracha das alças de impulso passam a escorregar com frequência da estrutura de metal, deixando parte do punho pendurada atrás da cadeira. É bem difícil colocá-los de volta nas alças, o que torna desconfortável empurrar a cadeira.

Veja também: comece o ano construindo a sua fortuna

Problema: A bateria está acabando mais rápido do que o habitual

Solução: Verifique os pneus e a bateria.

Se a bateria da cadeira de rodas elétrica parece não durar quanto deveria, examine os pneus e a bateria.

Um pequeno conserto de cadeira de rodas pode solucionar tudo. Veja também as dicas a seguir:

Para cadeiras de rodas elétricas, não deixe a bateria cair abaixo de 50% de sua carga máxima. Provavelmetne é uma boa ideia investir em um voltímetro, a fim de controlar a carga da bateria sempre que possível.

Carregue a bateria durante a noite a cada quinze dias, mesmo que não esteja em uso. Se você sabe que não irá utilizá-la por algum tempo, desconecte a bateria. Isso pode representar uma economia grande e facilitar o conserto de cadeira de roda no futuro.

Para evitar furos nos pneus, injete um composto autosselante (disponível em lojas de bicicletas) nas câmaras de ar. Esvazie o pneu e desatarraxe o núcleo da válvula, injete o selante na câmara, troque o núcleo da válvula e encha o pneu.