Sem gastar muito, pequenas mudanças na decoração da sala fazem toda a diferença! Por exemplo, revestimentos novos e retalhos de tecido dão nova vida à casa, sem haver necessidade de trocar a mobília.

Veja também nosso artigo sobre como as cores ajudam a mudar um ambiente.

bernardbodo/iStock

Crie um sofá que lhe caia bem

Ou seja, cubra-o com um tecido que ficaria bem em você caso o estivesse vestindo, e não com um tom neutro que simplesmente combine com o cômodo. Se escolher um tecido na sua cor favorita, pouco provável que se canse do sofá; e vai ficar lindo você sentado nele.


rodho/iStock

Limite materiais sofisticados na nova decoração da sala

Um detalhe decorativo pode ser caro, então não exagere. Acrescentar um toque chamativo nos debruns das almofadas ou nas cúpulas de abajur é uma boa forma de usar um tecido caro sem ir à falência. Quando você precisa de menos de um metro de tecido, pode encontrar aquilo de que precisa em retalhos em uma loja, e a preços reduzidos.


photomanx21/iStock

Cadeira grande, cômodo médio, estampado pequeno

Se vai cobrir uma poltrona grande, escolha uma estampa miúda, pois uma estampa assim contrabalança as formas avantajadas e dá um toque de sofisticação.


Rawpixel/iStock

Escolha revestimentos à prova de crianças

Se você tem filhos pequenos (veja como manter a ordem no quarto das crianças), escolha um tecido de acordo com eles para o sofá e as poltronas. Você já sabe que estampas ajudam a disfarçar  líquidos derramados e migalhas. Mas sabia que tecidos texturizados – um algodão aveludado ou outro tecido felpudo – escondem qualquer bagunça? Experimente. Você vai se preocupar menos com os dedos grudentos dos filhos e curtir mais o tempo passado com eles. Veja como tirar mancha de tapete: dicas simples e práticas!