Sem gastar muito, pequenas mudanças na decoração da sala fazem toda a diferença! Revestimentos novos e retalhos de tecido dão nova vida à casa, sem haver necessidade de trocar a mobília.

Crie um sofá que lhe caia bem

Ou seja, cubra-o com um tecido que ficaria bem em você caso o estivesse vestindo, e não com um tom neutro que simplesmente combine com o cômodo. Se escolher um tecido na sua cor favorita, pouco provável que se canse do sofá; e vai ficar lindo você sentado nele.

Limite materiais sofisticados na nova decoração da sala

Um detalhe decorativo pode ser caro, então não exagere. Acrescentar um toque chamativo nos debruns das almofadas ou nas cúpulas de abajur é uma boa forma de usar um tecido caro sem ir à falência. Quando você precisa de menos de um metro de tecido, pode encontrar aquilo de que precisa em retalhos em uma loja, e a preços reduzidos.

Cadeira grande, cômodo médio, estampado pequeno

Se vai cobrir uma poltrona grande, escolha uma estampa miúda, pois uma estampa assim contrabalança as formas avantajadas e dá um toque de sofisticação.

Escolha revestimentos à prova de crianças

Se você tem filhos pequenos (veja como manter a ordem no quarto das crianças), escolha um tecido de acordo com eles para o sofá e as poltronas. Você já sabe que estampas ajudam a disfarçar  líquidos derramados e migalhas. Mas sabia que tecidos texturizados – um algodão aveludado ou outro tecido felpudo – escondem qualquer bagunça? Experimente. Você vai se preocupar menos com os dedos grudentos dos filhos e curtir mais o tempo passado com eles.

Veja como se divertir em passeios com crianças.

Dê às janelas uma roupagem elegante

Persianas rolô creme são muito simples, são baratas e evitam que o sol desbote os móveis. Se você é habilidoso, por mais alguns reais pode transformá-las – e também o seu cômodo – em uma tarde. Cole um papel de parede bem ousado à lâmina de cada persiana. Isso funciona melhor com as que têm 68 cm de largura (a largura-padrão de um rolo de papel de parede) ou menos. Desça a persiana até o fim, corte uma folha de papel de parede na justa largura, porém cerca de 5 cm mais comprida do que a persiana. Usando um rolo de tinta limpo, espalhe um pouco de cola de papel de parede na face interna da persiana.

Disponha o pedaço de papel cortado sobre a superfície com cola, deixando os 5 cm sobressalentes passarem por baixo da persiana. Então, pressione com os dedos e alise com um rolo de pastel para que não se formem bolhas. Apare o excesso de papel. Como o papel de parede deixa a persiana mais dura e mais difícil de enrolar, o truque funciona melhor em janelas cujas persianas costumam ficar parcialmente baixadas.

Conheça mais sobre o uso de persianas aqui.

Faça um quadro de avisos 

Placas de isolamento acústico – do tipo que vemos em escritórios – dão quadros de aviso interessantes e baratos. Vá até uma loja de ferragens e procure um tamanho de placa que lhe interesse (escolha uma que tenha pelo menos 60 cm de lado, mais fácil de manusear). Envolva-a num tecido de decoração, deixando uma sobra de 10 cm para você dobrar e colar atrás da placa. As placas podem ser coladas diretamente na parede ou você pode pintar uma porta de madeira (que não seja maciça). Prenda nela as placas revestidas em fileiras ordenadas. Encoste a porta na parede e terá um quadro atraente e barato como resultado.

Veja também nosso artigo sobre como as cores ajudam a mudar um ambiente.