Decoração de quarto de bebê: veja 10 ideias criativas e econômicas

Conheça 10 dicas de como tornar a decoração de quarto de bebê atrativa e criativa gastanto muito pouco ou nada reaproveitando materiais.

Redação | 2 de Abril de 2019 às 11:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

Quando um bebê está vindo, muitas transformações acabam acontecendo. Uma das principais está na casa: muitos pais, de primeira ou muitas viagens, gostam de decorar o quarto dos futuros moradores da casa com elementos criativos. Como a decoração de quarto de bebê pode ser uma tarefa desafiadora, nada como dar uma olhada em ideias já existentes para decidir como montar as suas próprias.

Antes de começar, tenha em mente a segurança do local. É imprescindível que alguns elementos, como a grade do berço ou o espaço alocado favoreçam o bebê, e não apenas a decoração em si.

Além disso, a decoração de quarto de bebê deve ser montada com materiais que não prejudiquem a saúde do seu filho. Por esse motivo, preste atenção na hora de comprar tintas, por exemplo. Certifique-se de que elas não sejam tóxicas. Nunca deixe que objetos pequenos, que costumam fazer parte de móbiles, por exemplo, fiquem próximos do bebê, já que ele pode alcançá-los e colocá-los na boca. O mesmo vale para brinquedinhos e decorações menores.

Invista nas cores da decoração do quarto de bebê para ter resultados deslumbrantes (Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock)

1. Não economize nas cores

Esse título pode parecer uma contradição, mas não nesta dica. Não economizar cores no quarto do bebê pode significar menos itens para compor o ambiente, o que pode render uma economia a mais. Porém, pode ser que você ainda esteja naquela de “cores de menino” ou “cores de menina”, mas isso já ficou para trás há muito tempo. Alguns estudos, inclusive, indicam que as cores têm tanta influência em bebês quanto em adultos. Por isso, escolha bem e não se prenda a obstáculos na hora de decorar.

2. Use o que você já tem

Se o novo integrante da família não é o primeiro, você provavelmente ainda tem algumas coisas que pode reutilizar. Por isso, não perca tempo renovando o quarto: apenas rearranje o que você já tem para criar uma identidade nova ao quarto do seu bebê.

3. Decore com EVA ou papel colorido

O EVA é um material muito versátil que pode ser utilizado em uma infinidade de projetos de decoração, inclusive na de quartos de bebê. Faça, por exemplo, moldes das inicias do nome do bebê e decore de um jeito criativo. Você pode colocar o molde sobre o berço ou em qualquer outro local. Invista ainda em itens simples, como bandeirinhas daquelas utilizadas em festas juninas para dar destaque e dinamismo ao ambiente.

Alguns papéis de parede, como esta árvore, podem ser aproveitados ainda como mural de fotos coladas na parede (Foto: kornnphoto/iStock)

4. Use papéis de parede decorativos

Papéis de parede podem ser uma ótima opção para melhorar a decoração do quarto de bebê, principalmente se forem temáticos. Além disso, são baratos! Escolha um modelo e use a imaginação.

5. Faça tendas nos berços

Que tal deixar de lado o mosquiteiro tradicional e investir em tendas retráteis? Você pode montar uma estrutura com cabos de vassoura presos às laterais do berço e cobri-los com um lençol leve. Não utilize tecidos grossos, pois podem deixar a temperatura desconfortável para o bebê.

6. Reaproveite materiais da própria casa

Essa dica tem a ver com a dica 2, mas é um pouco mais ampla: alguns materiais, como bolas, podem complementar a decoração. Bolas de tênis, por exemplo, podem ficar penduradas no teto com barbantes e um adesivo. Você pode utilizar a mesma ideia para pendurar bichos de pelúcia ou outros brinquedos. Mas atenção: não pendure nada sobre o berço! E faça com que os objetos fiquem em uma altura que não afete o maior adulto da casa, já que, em casos de emergência, você precisará de todo o espaço possível.

7. Faça a sua própria pintura

Com poucas latas de tinta, uma parede branca e muita disposição e criatividade, é possível criar um ambiente descontraído no quarto do bebê. Escolha uma parede acessível – pode ser até mesmo a que fica a cama da criança – e faça desenhos, pinturas, escreva mensagens ou o que desejar. O resultado certamente será de bom gosto para todos!

Balões podem ser alternativas baratas e simples, porém muito eficazes para decorar o quarto dos bebês (Foto: Ellie_Photography/iStock)

8. Utilize balões

Balões são elementos que podem ser explorados na decoração de quarto de bebê de diversas formas, além de serem opções baratas. Mas atenção: utilize produtos não tóxicos e procure não enchê-los muito como se fossem para festas de aniversário, já que eles podem explodir e assustar a criança. Um ou dois sopros podem bastar. Em seguida, cole em uma das paredes.

9. Abuse dos quadros com frases

Quadros com mensagens estão na moda. Compre alguns – podem ser molduras comuns, que costumam ser baratas dependendo do tamanho – e monte um mural em uma das paredes.

10. Faça nichos decorativos com gavetas

Nichos decorativos são como prateleiras, mas eles são fechados, possuem formas e… podem custar muito caro. Por que então não aproveitar algo da sua própria casa pra fabricá-los? Você pode utilizar gavetas velhas para isso. Pinte-as de forma que combinem com o resto do quarto, inclua um suporte e pendure na parede. Para completar, coloque um bichinho de pelúcia ou outro objeto decorativo. Pronto!