Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 25 de março de 2019

3 dicas criativas para usar luminárias antigas na decoração

Com pequenos ajustes, uma luminária velha pode ficar com uma aparência de nova e ficar incrível em sua decoração!

Imagem: cineuno/ Istock

Não é preciso ser um “expert” em decoração de interiores para saber que a iluminação é fundamental na estruturação de um ambiente. Além disso, o tipo de iluminação escolhido deve ser pensado de acordo com cada cômodo da casa – e a escolha de luminárias também.

Nesse artigo você verá que aquela luminária velha que você tem em casa pode ficar com uma cara nova e servir como ótimo elemento decorativo.

Use uma capa difusora de luz para fazer sombra

Fonte: cerro_photography/Istock

As luminárias muitas vezes devem sua beleza mais ao formato da cúpula do que à luz que projetam. Para suavizar o brilho da luz que atravessa uma cúpula de tecido ou de papel, experimente fazer uma capa franzida – é bem fácil se a cúpula for redonda.

Procure retalhos com tratamento antichama e vasculhe o armário de roupas de cama e mesa em busca de um tecido fino com uma cor ou estampa clara ou intermediária e de um pedaço de fita fina para franzi-lo.

  1. Corte o material com cerca de duas vezes a largura da circunferência menor da cúpula (mais para uma cúpula com um dos lados bem largo) e cerca de 5 cm maior do que a altura. Junte os tecidos se necessário, talvez alternando o pedaço liso com o estampado.
  2. Costure os pedaços do tecido. Dobre e alinhave as bordas de cima e de baixo para fazer bainhas de 1 cm, deixando uma pequena abertura em cada lado. Agora pegue a fita e corte pedaços com o dobro do tamanho da circunferência das bordas de cima e de baixo e envolva firmemente cada uma das pontas com fita adesiva para ficarem iguais às pontas de um cadarço.
  3. Enfie a fita na bainha, trabalhando o tecido para que o franzido fique distribuído de maneira uniforme. Amarre o que sobrar da fita em pequenos laços. Para fixar a capa, prenda-a com linha pelas bordas de cima e de baixo ou use fita adesiva de dupla face. Assim, a nova iluminação terá uma aparência tão suave e bonita quanto a luminária.

Cuidado!As lâmpadas halógenas esquentam muito. Portanto, use cúpulas resistentes ao calor para essas luminárias.

Renove suas cúpulas

Fonte: September15/ Istock

Você sabia que pode pintar uma cúpula de tecido com spray e dar a ela uma nova aparência? E nem vai precisar comprar tinta nova se tiver à mão tinta para artesanato ou um resto de tinta à base de água.

Usando uma parte de tinta para 10 partes de água, misture bem até encher um borrifador de plástico de 500 ml. Certifique-se de que a cúpula esteja limpa e sem poeira. Proteja a parte de dentro da cúpula com papel preso com fita-crepe. Comece borrifando uma leve camada uniforme e espere secar. Borrife a tinta novamente, deixando secar cada camada até conseguir a intensidade de cor que deseja.

Leia também: Que tal ‘clarear’ o ambiente de casa? – 5 dicas para você

Crie um desenho utilizando fita-crepe para fazer listras horizontais e verticais. Outra opção é recortar moldes em um papel impermeável prendendo-os à cúpula com fita adesiva dupla face antes de pintá-la. Após borrifar a tinta, espere secar para retirar os moldes.

A fim de obter um efeito mais suave, salpicado, use a mesma fórmula da tinte. Então, aplique-a diretamente sobre a cúpula. Faça isso um pouco de cada vez, batendo de leve com uma esponja. O tecido vai espalhar a cor, criando uma aparência leve e delicada.

Silhuetas na cúpula

Fonte: September15/ Istock

Deixe uma cúpula lisa de papel ou de tecido mais interessante com recortes de papel escuro ou mesmo preto. Esta é também uma forma divertida de decorar a casa para ocasiões especiais. Você pode experimentar fazer desenhos de folhas para festejar a chegada do outono, corações para o Dia dos Namorados, lanternas de abóbora para o Dia das Bruxas, bolas de futebol para a Copa do Mundo.

Recortes de papel-cartão também funcionam bem. As cúpulas brancas transparentes, creme, douradas, beges e em tons pastel produzem o melhor efeito. Quando recortar os moldes, ajuste-os ao tamanho da cúpula – nem tão grandes e nem tão pequenos.

Prenda-os no lado interno da cúpula da luminária com fita adesiva dupla face. Tome cuidado para que o papel não encoste e nem fique muito próximo da lâmpada.

Em seguida, ligue a luminária e veja como as silhuetas parecem estar “incorporadas” à luz. Com o tempo, os moldes de papel vão começar a se dobrar, mas são fáceis de remover e substituir.

Leia também: Decoração de home office – veja 5 dicas para incrementar a sua

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados