As pessoas nas lojas de decoração mencionam um dos principais segredos dos bons arquitetos: a iluminação. É incrível como um ponto de luz direcionado para um objeto específico é capaz de ressaltá-lo.  E, assim, dar um charme todo especial ao ambiente com a iluminação.

Ainda que você não possa sair espalhando pela casa um abajur ou spot de luz para cada objeto nas prateleiras ou quadro nas paredes (e nem seria o caso, pois o exagero nunca é recomendável!), existem alguns truques simples de iluminação que podem ajudar na decoração da sua casa.

1 / 6 próximo →
decoracao

Imagem: PaulMaguire/iStock


1 Luzes

Se a sua casa tem um corredor escuro e sem janelas, para onde convergem todas as dependências, é possível que essa parte da casa pareça um pouco sombria. A distribuição de spots de luz no teto fornecerá uma iluminação abrangente e uniforme, deixando a circulação pela casa mais agradável. Com uma boa iluminação, vale a pena até investir em quados pequenos para alegrar esse ambiente.

Confira os tipos de lâmpadas e escolha o modelo que melhor se adeque ao seu projeto.

1 / 6 próximo →
decoracao

Imagem: JZhuk/iStock


2 Luz do sol

Outra dica muito útil para cômodos escuros aplica-se quando a luz do sol penetra apenas perto da janela e se concentra ali, o que é comum nos apartamentos de edifícios que são muitos próximos uns dos outros. Neste caso, pode-se usar um espelho para capturar a luz e direcioná-la para o restante do ambiente.

Outras dicas de decoração para você.

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock


3 Alumas regras básicas

Tenha em mente as regras básicas: paredes claras ou bem iluminadas fornecem a impressão de um espaço amplo porque refletem mais a luz, por isso são um ótimo recurso para aposentos pequenos. Já no caso de ambientes longos, as paredes escuras podem ser úteis por provocar o efeito oposto: ao absorverem mais luz, parecem tornar as paredes mais próximas.

Veja também 4 truques com cores para mudar o ambiente.

Imagem: Schatzif/iStock


4 Aconchego

A luz traz àquele cantinho com poltrona ou almofadas um quê de aconchego. Ali passa a ser o mais confortável e silencioso ponto da casa. Coloque um regulador de intensidade e você terá um lugar preferido para ficar com o gato, fazer uma leitura, ou mesmo esperar o sono chegar.

← anterior 6 / 6
decoracao

Imagem: artmans/iStock


5 Charme

Luz de led em potes de vidro, que você mesma pode fazer, podem transformar a decoração e iluminar suavemente um aparador. Decoração e charme andam juntos. Ouse mais. Mude a cor das lâmpadas ou dos potes e terá efeitos diferentes.

Veja o que mais você mesma pode fazer para decorar a sua casa.

← anterior 6 / 6