Faça uma busca


|
Publicado em: 22 de fevereiro de 2021

Lustre para sala: como escolher o seu?

Conheça o passo a passo para escolher o melhor lustre para a sua sala.

Imagem: olga_prava/iStock

A decoração de uma casa ou apartamento pode ganhar mais destaque com a iluminação correta. Por isso, um belo lustre para sala, além de ser também um item decorativo, pode fazer toda a diferença.

Entretanto, antes de escolher o modelo, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes. A amplitude do espaço, por exemplo, é um fator que pode influenciar no tamanho do lustre. Outras questões também precisam ser levadas em conta, veja quais.

Faça uma análise do ambiente

Se você quer ter um lustre que harmonize muito bem com a sala, precisa avaliar o espaço disponível. Muitas vezes desejamos um lustre pela beleza, mas não prestamos atenção ao espaço que ele pode ocupar.

lustres para sala
Imagem: Scovad/iStock

Portanto, se sua sala for pequena, opte por lustres que ficam mais rentes ao teto. Além disso, dê preferência aos modelos mais simples, com pouco volume. Assim você não corre o risco de ter um lustre que atrapalhe o ambiente e nem corre o risco de alguém bater a cabeça nele por acidente.

Mas se a sala da sua casa for bem ampla, modelos pendentes, ou seja, com fios longos e várias camadas podem dar um charme especial ao cômodo. Além disso, podem ser colocados no centro ou em um canto em que você queira dar destaque. Vale a pena soltar a criatividade.

Harmonize com os móveis

Criar um ambiente harmônico é um dos objetivos de decoradores e arquitetos. Mesmo que você não tenha tanto conhecimento nessa área, vale observar os móveis que compõem a sua sala antes de comprar o lustre. Ou seja, se seus móveis são rústicos, provavelmente não combinarão com um lustre muito luxuoso.

lâmpada halôgena
Imagem: Artit_Wongpradu/iStock

Também é importante conhecer o seu estilo para criar um espaço que te agrade, que seja receptivo e bonito. Pense na sala como um ambiente completo e avalie as combinações possíveis entre mobiliário e iluminação para que tudo fique harmônico. Vale observar também se as lâmpadas são brancas ou amarelas, e qual é a mais adequada para sua sala.

Atualmente, no mercado, há inúmeras opções de lustres, dos mais simples aos mais luxuosos. Uma sala mais minimalista, por exemplo, talvez combine com um lustre no estilo industrial. Já um um lustre provençal pode ganhar destaque em um espaço com móveis antigos.

Fique de olho nos gastos

Na hora de pensar em comprar um lustre para sala é preciso colocar no papel todos os gastos que esse investimento pode trazer. Hoje em dia é possível encontrar peças baratas, mas também lustres luxuosos que são bem caros. Tudo dependerá do seu plano de gastos.

loja de lustres
Imagem: rep0rter/iStock

Portanto, analise o quanto você pode investir e busque os modelos disponíveis dentro do seu orçamento. Além disso, fique atento ao tipo de lâmpada que o lustre está adaptado para receber, pois isso pode impactar na sua conta de luz.

Lâmpadas halógenas, por exemplo, consomem bastante energia. Já os lustres que utilizam lâmpadas de LED gastam 80% menos energia elétrica. Se seu objetivo é ter um lustre que fique aceso a noite toda, opte por um modelo mais econômico.

Existem diversos tipos de lâmpada, que gastam mais e menos energia, por isso é importante sempre perguntar antes de comprar. A quantidade de lâmpadas que cada lustre tem também precisa ser avaliada na hora de orçar a compra.

Para te inspirar e trazer ideias para sua sala, veja alguns modelos a seguir!

Iurii Kuznetsov/iStock

Sala de estar com um lustre de metal pendente.


Peter_visual/iStock

Lustre mais moderno com 5 hastes e cúpulas de vidro.


KatarzynaBialasiewicz/iStock

Lustre pendente colorido no estilo industrial.


Brankospejs/iStock

Lustre luxuoso de cristal em várias camadas.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados