Deixe o seu carro mais econômico com estas 8 dicas

Siga essas dicas para tornar o seu carro mais econômico. Elas contribuem para que o combustível renda mais, resultando em considerável economia.

Redação | 21 de Julho de 2019 às 20:00

10255185_880/iStock -

Mesmo que o seu automóvel não esteja na lista dos carros mais econômicos, algumas medidas simplespodem tornar o carro mais econômico – o que, além de ser bom para o bolso, poupa o motorista do susto de ficar sem combustível.

Aqui estão elas:

1 Dirija suavemente para ter um carro mais econômico

Esta é o primeiro e o mais importante conselho. Acelerar e frear a todo instante são atitudes que consomem combustível de forma desnecessária.

2 Verifique a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por mês

Mesmo que os pneus estejam apenas meio vazios, o consumo de combustível aumenta, o que não é bom para o seu bolso nem para o meio ambiente. Fique atento para não aumentar sua pegada de carbono.

3 Não encha a mala do carro

Retire os brinquedos, a caixa de ferramentas e tudo que não precisa ficar lá. Lembre-se de que o porta-malas não é armário e que o peso extra consome combustível extra.

4 Faça menos percursos pequenos

Os carros consomem mais combustível quando estão rodando com o motor frio, por isso, se você vai sair com o carro, faça o máximo de tarefas que puder na mesma viagem. Isso é consumo responsável.

Veja aqui outras atitudes de quem pratica o consumo responsável.

5 Planeje o percurso

Não existe maior desperdício de combustível do que dirigir por aí procurando um lugar porque você não consultou um mapa antes de sair. Um aparelho de GPS e aplicativos como o Waze estão aí para nos ajudar a localizar endereços que não conhecemos.

6 Use as marchas para desacelerar gradativamente…

…e os freios para parar completamente. Tente trocar as marchas com 2.000-2.500 rpm para o melhor aproveitamento possível do seu combustível. Acompanhe as rotações por minuto no conta-giros (ou tacômetro) no painel do carro.

7 Não freie nem acelere bruscamente nos obstáculos 

Passe pelos obstáculos de redução de velocidade em velocidade constante, em vez de frear e acelerar bruscamente.

8 Use menos o ar-condicionado

O ar-condicionado no veículo queima muito combustível. Em velocidades baixas, é melhor manter a janela aberta. Mas não as abra quando estiver em alta velocidade, pois isso aumenta o arrasto do carro e o consumo de combustível.

Por menor que pareça a economia resultante dessas medidas, a soma de todas elas no nosso dia a dia acaba por reverter em uma economia considerável. Fique atento!