Férias! O momento esperado chegou! A data daquela viagem está chegando, e você precisa arrumar as malas o quanto antes. Mas será que tudo que está sendo posto (ou empurrado) na bagagem é necessário? Antes de tudo, pense bem em todos os itens. Faça uma lista com o que você vai precisar e se atenha a ela. Siga as dicas de itens para evitar levar na viagem e boas férias!

1. Uma terceira roupa de banho

Leve duas, preferencialmente. Enquanto uma estiver secando, use a outra! Pois roupas de banho em excesso podem ocupar um espaço valioso.

2. Coisas que seu colega de viagem vai levar

Entretanto, se a pessoa com quem você vai viajar estiver levando pentes, shampoos ou outros itens que servem para você, pense antes de empacotar os seus. A não ser que você use produtos específicos, combine sempre com o seu colega o que vai e o que não vai.

3. Roupas formais

Aliás, pense sempre na programação! Se você não estiver viajando a trabalho, roupas formais demais são desnecessárias, a menos que haja uma super festa em que o ideal seria ir vestido formalmente. Do contrário, esqueça!

4. Livros de capa dura

Ok, talvez essa dica seja um golpe duro para muitas pessoas, mas livros de capa dura ocupam espaço e pesam muito na mala. Mas não se desespere. Você pode optar por brochuras, que são mais leves e flexíveis, ou mesmo utilizar um e-reader – com ele, você leva milhões de livros na mala!

5. Roupas de ginástica demais

Primeiramente, seja sincero: você precisa mesmo de três shorts para cada corrida matinal? Pense na frequência em que você vai se exercitar e avalie se é mesmo necessário utilizar tantas roupas. Portanto, lembre-se de que, dependendo do período da viagem, você pode lavar e secar roupas para exercícios rapidamente enquanto toma banho, por exemplo.

6. O armário dos remédios

Se você precisa tomar remédios, leve apenas o que for precisar. Contudo, não é necessário levar nada além do essencial, e, dependendo do local de viagem, você poderá encontrar uma farmácia.