Diminua 10% de sua conta de luz com essa dica

Economizar energia faz bem para a conta d eluz e para o meio ambiente. Mas será que você tem feito isso de forma eficaz?

Douglas Ferreira | 20 de Setembro de 2019 às 16:00

lovelyday12/ Istock -

Economizar energia faz bem para a conta de luz e para o meio ambiente. Mas será que você tem feito isso de forma certa?

Quando algum aparelho está ligado mas não está em uso, mas pode ser acionado por controle remoto, ele se encontra em modo stand by.

Os aparelhos em stand by, diferentemente do que muitos podem acreditar, também consomem energia elétrica. Inclusive, um estudo aponta que alguns aparelhos podem apresentar um gasto muito maior quando estão nesse modo de espera. 

Leia também: 6 mitos mais comuns sobre a economia de energia

Um exemplo disso é a televisão. Mesmo que você não esteja assistindo filmes, se ela permanecer conectado à tomada estará consumindo energia em modo stand by

Aparelhos de TV, DVD, Blu-ray, equipamentos de som e computadores permanecem em stand by durante 60% de sua vida útil. Isso é responsável por 10% do consumo doméstico de energia.

O que fazer?

Desligar a televisão não é o suficiente. Tire-a da tomada para economizar energia!
(Imagem: VvoeVale/iStock)

A recomendação para economizar energia é retirar da tomada todos os aparelhos quando não estiverem sendo utilizados. 

Mas além disso, você também pode optar por comprar um filtro de linha. O filtro de linha possui um sistema acionado por um botão que permite cortar o fornecimento de energia para todos os aparelhos conectados a ele. Dessa forma, evita-se o incômodo de retirar os aparelhos da tomada, um por um, quando não estiver usando.

Há quem goste do comodismo que o sistema stand by oferece. Porém, vale a pena a reflexão: vale a pena embolsar 10% a mais em sua conta de luz mensal?

Leia também: Confira 7 hábitos simples e saiba como economizar