Hábitos fáceis de adotar no dia a dia podem fazer toda a diferença na forma como você gasta o seu dinheiro. Eles podem te ajudar a gastar menos, fazendo sobrar uma graninha para usar com lazer, comprar uma coisa que você esteja precisando ou desejando há tempos, ou mesmo para investir! Confira abaixo 7 hábitos simples que te ajudarão a saber como economizar:

1 . Pesquise muito antes de comprar

Quer uma ajudinha para incorporar esse hábito na sua vida de forma simples, prática e rápida? Use a internet para achar os melhores preços! Além de economizar ao encontrar o mesmo produto pelo menor preço, você ganha tempo!

2. Peça descontos sempre

Esse hábito mostra para as pessoas que você sabe fazer negócios e sabe aproveitar as boas oportunidades. Não fique sem graça, pedir descontos não é nenhuma vergonha, ao contrário, é esperteza! Principalmente se você pretende pagar a vista (com dinheiro ou no cartão de débito), se está comprando em grande quantidade, ou tem desconto de aniversariante pela política da loja ou clube de vantagens, aproveite.

3. Faça mais programas caseiros

Aposte no jantarzinho romântico ou chame os amigos e se reúna em casa com eles. Você se aproxima da galera e economiza aquela grana preta que gastaria com locomoção ou estacionamento, com custo de serviços como os 10% do garçom, preço alto de restaurantes ou ingressos caros de cinema e pipoca. Aproveite as estreias da TV a cabo ou Netflix; organize um churrasquinho; faça um foundie ou queijos e vinhos. São várias as opções de programas para curtir em casa em família ou com os amigos. Não significa que você vai deixar de fazer esses programas, mas pode reduzir a frequência das saídas para economizar.

4. Economize energia elétrica

Ao sair de cada ambiente apague as luzes. Saiu da sala para preparar o almoço? Não se esqueça de desligar a TV. Não deixe cabos de energia, por exemplo, carregadores de celulares, tablet e notebooks, ligados na tomada 24 horas por dia. Evite deixar aparelhos ligados na tomada no modo standby. Troque as lampas incandescentes e eletrônicas por lâmpadas de LED, elas duram mais e consomem menos. Principalmente no verão, quando o consumo com ar-condicionado e ventiladores aumenta, e a bandeira vermelha é acionada para sobretarifar a conta de energia. Combinando todas essas medidas de economia é possível reduzir em cerca de 20% a conta de luz.

5. Cozinhe em casa

Prefira a comida caseira aos gastos com restaures e entregas. Reunir a família para fazer receitas pode até mesmo ser uma boa diversão, inclusive porque as crianças costumam gostar de participar e da bagunça na cozinha. Você também pode aproveitar para apresentar novos alimentos e sabores aos pequenos, que sendo preparados por eles, estimulam a experimentar. No verão reduza o consumo de gás e de energia elétrica. Prepare receitas frias como saladas, ceviches, carpaccios, culinária japonesa e outros pratos frios, evitando assados e cozidos que ficam mais tempo cozinhando.

6. Leve uma lista de compras

Faça sempre a lista somente com os itens necessários, e se atenha a ela. Isso vale para compras de mercado, mercearia, farmácia, padaria, e até mesmo naquela passadinha no shopping. Se você precisa de uma roupa, um sapato e um livro, inclua esses itens na lista e nem olhe para acessórios, maquiagens ou outros itens que não sejam os necessários no momento. Neste caso o objetivo é não comprar coisas das quais você não precisa, que podem acabar vencendo na dispensa, e não estourar o orçamento com comprinhas extras.

7. Programe viagens em baixas temporadas

Nos feriados religiosos, prolongados e nos períodos de férias escolares as hospedagens e passagens costumam ser mais caras. Procure programar viagens em períodos de baixa procura. Outra vantagem é que os lugares visitados não estarão tão cheios, reduzindo a chance de encarar filas em parques, restaurantes, museus e outras opções de lazer e turismo. Programar com antecedência aproveitando pacotes promocionais e prever um roteiro também ajuda a evitar gastos extras com urgências e imprevistos.

Por SAMASSE LEAL

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!