Fuja das armadilhas na hora de investir

Quando tiver um dinheiro extra procure o investimento certo, consultando profissionais confiáveis. Não caia em armadilhas.

Redação | 22 de Fevereiro de 2019 às 18:00

thiagonori/iStock -

É importante tomar cuidado na hora de investir e principalmente fugir das enganações.

Quando você tem um dinheiro extra, conselhos de investimentos começam a aparecer, vindos de toda parte. Seja de familiares, colegas de trabalho, propagandas na mídia, conhecidos nas redes sociais, etc. Receba as sugestões com ceticismo mesmo se tratando de uma pessoa próxima ou confiável (afinal, ela também pode ter caído em um golpe).

Soluções fáceis e rápidas podem ser tentadoras, mas na busca pela riqueza é preciso ter cautela.

Aqui estão 7 sinais de possíveis armações para tentar extrair dinheiro da sua carteira:

  1. Promessa de enriquecimento exponencial e rápido.
  2. Promessa de não pagamento de impostos.
  3. Investimento baseado em informação a que, supostamente, ninguém mais tem acesso.
  4. Ofertas relacionadas a áreas com as quais você não costuma ter contato ou não possui conhecimentos técnicos, como obras de arte de alto valor ou joias.
  5. Plano de investimento que exige que você recrute outros investidores. São os famosos “esquemas pirâmide”, modelos financeiros insustentáveis nos quais as pessoas na base da pirâmide (ou seja, quem entra depois dos primeiros investidores) sempre perdem o dinheiro investido, uma vez que, em algum momento, não haverá mais ninguém que possa ser recrutado.
  6. Investimentos “de um dia”: promessa que você irá trocar a rotina de passar a semana trabalhando duro por algumas horas sentado em frente ao computador, por exemplo.
  7. Corretores insistentes: empresas inescrupulosas algumas vezes iniciam esquemas conhecidos de “pegar e largar”; recomendam uma ação a seus clientes, o preço sobe quando eles começam a comprá-la e os corretores rapidamente vendem as suas próprias por debaixo dos panos, embolsando grandes somas e deixando os clientes no prejuízo.

Ao ser abordado com oferta de “ótimo investimento” sempre investigue a empresa. Procure por notícias de processos judiciais na Internet, por exemplo. Além disso, jamais faça investimentos com riscos com o dinheiro que você precisa para as necessidades básicas; como as contas de casa ou do estudo dos filhos. Leia mais sobre investimentos.