Reciclagem doméstica: o que guardar e o que jogar fora

Você se surpreenderia com o que um organizador profissional recomenda para manter uma casa mais arrumada. Algumas vezes itens "imprestáveis" podem ter

Redação | 18 de Janeiro de 2019 às 18:00

Você se surpreenderia com o que um organizador profissional recomenda para manter uma casa mais arrumada. Algumas vezes itens “imprestáveis” podem ter utilidades inesperadas; outras, pode ser melhor jogar fora ou doar itens “importantes” se eles não estiverem facilitando a sua vida. Confira dicas sobre reciclagem doméstica que podem ajudar você a economizar:

Guarde

Brinquedos de brinde

Acredite se quiser, mas os brinquedinhos de plástico que vêm nas embalagens de salgadinhos, lanches e como brindes em aniversários poderão ser úteis em trabalhos de escola, como maquetes. Podem ser muito úteis na reciclagem doméstica de objetos.

Fitas, fios e barbantes desconhecidos

Marque cada um com uma “validade” de um ano. Isto lhe dá tempo suficiente para encontrar uma utilidade para eles (em seis meses, por exemplo, você pode descobrir que aquele dourado serve para a decoração de Natal). Se encontrar uma utilidade, realoque o item. Se não, jogue fora!

Potes de plástico com a tampa faltando

Mesmo que não sirvam mais para guardar comida, potes podem funcionar bem como organizadores de gavetas. Use na mesa de trabalho, assim como em gavetas de miscelâneas e de cômodas.

Meias sem par

Inclua suas meias sem par nos utensílios de limpeza. Elas funcionam bem na reciclagem doméstica no papel de flanelas.

Jogue fora

Um roupão que você quase não usa

Se você prefere usar roupas confortáveis em casa ou sempre esquece de pôr o roupão na mala quando viaja, está na hora de se perguntar: preciso mesmo de um? Às vezes, artigos que parecem luxos são apenas mais itens com os quais descobrir o que fazer.

Garrafas de água extras

O armário virou um cemitério de garrafas? Eis tudo de que você realmente precisa: duas garrafinhas por membro da família que for utilizá-las pelo menos uma vez por semana. Tenha uma por pessoa se o uso for menos frequente.

Vasos sobrando

Para se livrar de forma inteligente de vasos que você nunca usa, ponha flores e dê a amigos e vizinhos.

Esmaltes ignorados 

Se você vai sempre ao salão e nunca faz as unhas em casa, livre-se dos esmaltes. Além disso, você provavelmente não precisa de tudo que vem no kit de manicure. Fique com os itens úteis e jogue o restante fora.

Canetas velhas

Quando você ignora constantemente uma caneta na gaveta ou no pote de itens de papelaria em favor de outras, é sinal de que deve jogá-la fora.

Livros que você não vai ler de novo

Se você pula determinado livro toda vez que vai pegar algo para ler na estante, dê o livro. Isto vai liberar espaço: as estantes parecem mais bem equilibradas quando são ocupadas por 75% de livros e 20% de artigos de decoração, deixando vazio o equivalente a 5% do espaço.

Veja também como a cultura do desapego pode ajudar.