Saiba como poupar dados móveis (e seu dinheiro)

Você está navegando na internet tranquilamente em seu smartphone, quando de repente lê a mensagem: "Seu pacote de dados atingiu 80%". Para muita gente é a Se você quer saber como fazer os dados móveis durarem por muito mais tempo, veja essas dicas simples que vão transformar sua relação com o seu smartphone.

Redação | 4 de Novembro de 2018 às 20:00

demaerre/iStock -

Você está navegando na internet tranquilamente em seu smartphone, quando de repente lê a mensagem: “Seu pacote de dados atingiu 80%”. Para muita gente é a receita do desespero. Quer saber como evitar essa cena de terror moderno e economizar dados móveis? Confira as dicas a seguir:

1. Limite as atualizações

As atualizações automáticas estão configuradas como padrão nos principais sistemas de smartphones atuais. Isso acontece por questões se segurança: um aplicativo desatualizado pode trazer problemas de funcionamento e, em alguns casos, representar brechas de segurança. Mas, as atualizações podem acabar com o seu pacote de dados móveis. Faça o seguinte: vá nas configurações da loja de aplicativos do seu aparelho, e, na seção de atualizações, escolha “Atualizar somente em Wi-Fi”. Você também pode desativar as atualizações, se quiser. Nesse caso, o telefone perguntará a você quais aplicativos possuem atualizações novas e quais você quer instalar naquele momento.

2. Preste atenção na rede que está sendo utilizada

Quando o sinal de Wi-Fi do telefone está fraco, o aparelho tende a buscar a rede da operadora para manter a conexão. Mas, preste sempre atenção nos ícones na barra de ferramentas na parte superior da tela. Se você estava conectado a uma rede Wi-Fi e de repente passou a se conectar através da rede de dados, o telefone fez isso automaticamente. Impeça isso de acontecer quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi desativando pacote de dados.

3. Não faça download de conteúdos usando dados

Aplicativos de streaming como o Spotify e Netflix permitem a você fazer download de alguns conteúdos de seus catálogos para serem abertos offline. Porém, não faça download desse tipo de conteúdo enquanto utiliza a rede móvel. Geralmente, o tamanho dos pacotes excedem o limite de dados ou o levam ao limite. Ao invés disso, baixe o que você quiser enquanto estiver em uma rede Wi-Fi. O pacote de dados não será tocado quando você executar o conteúdo, pois já estará no smartphone. E para não atrapalhar o seu momento de descontração, veja antes como se livrar dos arranhões na tela do seu celular.

Viu como é simples fazer render os seus dados móveis? Então, não perca tempo! Reconfigure seu celular e mude seus hábitos de consumo. O seu dinheiro agradece! Mas, se o seu problema é a duração da bateria, veja essas dicas incríveis.