Seguro DPVAT 2019 sofrerá redução média de 63,3% no valor

Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou uma redução média de 63,3% do valor do DPVAT para pagamento em 2019. Descubra os valores!

Redação | 9 de Janeiro de 2019 às 09:00

Alfribeiro/iStock -

Quem tem carro recebeu uma boa notícia para o bolso neste início de ano: o seguro DPVAT está mais barato em 2019!

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT) é pago anualmente por todos os proprietários de veículos. Ele tem 03 objetivos: indenizar vítimas de acidentes de transito em todo o território nacional; complementar os custos do sistema Único de Saúde – SUS com o tratamento de vítimas de acidentes de transito (45% da arrecadação do DPVAT é destinado ao SUS) e financiar campanhas do Denatran na Política Nacional de Trânsito (recebe 5% da arrecadação do DPVAT).

Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou uma redução média de 63,3% do valor do DPVAT para pagamento em 2019.

Cada tipo de veículo terá uma redução diferente. Confira abaixo os novos valores:

Entenda o motivo da redução

O ministério da Fazenda informou que essa redução foi possível porque atualmente o DPVAT já tem recursos suficientes para o custeio de suas obrigações. O combate às fraudes, que reduziu significativamente o volume de indenizações de sinistros (acidentes) e a boa rentabilidade das reservas do fundo que compõe o seguro, possibilitaram essa redução.

No site oficial da Seguradora Líder, que faz a gestão do DPVAT, você encontra todas as informações. Inclusive sobre como pagar essa tarifa obrigatória.

Cariocas têm mais uma boa notícia

A partir de 2019, quem tem kit GNV (Gás Natural Veicula) no carro não precisa mais fazer a vistoria anual no DETRAN/RJ; bastará fazer a inspeção do Inmetro nas oficinas autorizadas. Até 2018 era obrigatória a dupla vistoria. Mas é preciso pagar o licenciamento anual normalmente. De acordo com a Sindirepa, sindicato das Oficinas Mecânicas do Rio de Janeiro, a vistoria pelo Inmetro é mais rigorosa e abrangente do que a vistoria feita pelo DETRAN/RJ.

De acordo com a Naturgy (distribuidora de gás do Rio de Janeiro), o uso de GNV representa uma economia de 62,5% no custo em comparação com a gasolina e de 65,5% em comparação com o etanol. O GNV também é vantajoso porque é menos poluente, já que lança menos resíduos no ar do que a queima de combustível fóssil como gasolina. Assim, o uso de GNV resulta em menos emissão de CO2 na atmosfera, por isso, em alguns estados como Rio de Janeiro e Alagoas recebe incentivo de redução do IPVA.

POR SAMASSE LEAL

LEIA TAMBÉM