Veja como aproveitar sobras de tinta e não desperdiçar

Fez uma reforma na casa e sobrou várias latas de tinta? Não se preocupr. Descubra como aproveitar as sobras de tinta e economizar.

Redação | 28 de Maio de 2019 às 12:00

efetova/iStock -

Terminou a obra e não sabe o que fazer com as sobras de tinta? Agora sempre que sentir vontade de mudar a decoração ou precisar fazer reparos, você ficará feliz por não ter jogado fora as latas de tinta pela metade e economizará.

Transfira pequenas quantidades das sobras de tinta para recipientes plásticos de boca larga, tais como: potes limpos de maionese ou de sorvete. Cole etiquetas com o nome da cor, tipo de tinta e fabricante. O ar e a umidade são inimigos de tinta guardada. Por isso, certifique-se de que as tampas estejam bem fechadas. As tintas à base de óleo vão formar a própria camada protetora dentro dos recipientes. Para as tintas à base de água, passe uma camada de filme de PVC sobre a lata antes de colocar a tampa. E guarde sempre os restos de tinta em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol.

Confira algumas ideias para aproveitar as sobras de tinta e evitar o desperdício:

Criar profundidade usando cores

Um dos modos mais simples de dar profundidade a um cômodo é pintar ou aplicar papel de parede nos fundos das estantes e das prateleiras, uma ótima forma de usar as sobras de material de decoração. Se optar por pintar, tenha em mente que as cores mais escuras dão uma impressão de afastamento, levando os olhos a enxergar um canto mais profundo – e um cômodo maior. Um papel de parede com uma estampa compacta ou discreta vai provocar o mesmo efeito.

Fazer acabamentos em gesso e madeira

Antes de começar uma redecoração em larga escala, verifique as peças em madeira e as sancas e confira seu estoque de restos de tinta. Geralmente, usa-se uma única cor na casa toda para unificar o visual de um cômodo a outro. Mas você pode adicionar uma cor em um quarto de criança ou em uma sala de brinquedos pintando as partes de madeira ou gesso com uma tonalidade forte. (Para preservar a identidade visual com o restante da casa, mantenha as molduras das portas e janelas da mesma cor em todos os ambientes.)

Acrescentar um arco-íris de cores a móveis externos desbotados

Do lado de fora você tem cinco cadeiras que, sem dúvida, já estiveram em melhor estado. Do lado de dentro, há cinco latas de restos de tinta. Eis sua chance de usar as tintas guardadas e demonstrar todo o seu talento com as cores. Não há nenhuma regra que determine que todas as cadeiras do quintal tenham de ser iguais. Portanto, tenha coragem e parta para uma abordagem arrojada. Desde que prepare bem as superfícies, lixando, limpando e seguindo as instruções do fabricante, você pode aplicar os restos de tintas para uso interno em peças de uso externo e protegê-las com uma camada de verniz poliuretano.

Os móveis de metal enferrujado devem ser raspados o quanto for necessário e selados com um preparado contra ferrugem. Graças à tecnologia moderna, você também pode empregar tinta em aerossol para pintar móveis de jardim de plástico desbotados.

 Você também pode as sobras de tinta para: