Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de junho de 2020

10 monumentos em pedra que registram a história

Criados pelo homem, esses monumentos em pedra desafiam pesquisadores

Imagem: pawopa3336/iStock

Vários são os monumentos em pedra por todo o mundo que, apesar de não haver registro das ferramentas que foram usadas, desafiam o tempo. Sem explicação para a procedência do material e, por vezes, sobre a finalidade da obra, os pesquisadores seguem tentando revelar seus mistérios.

Monumentos esculpidos em pedra

Acompanhe esta viagem por alguns desses monumentos ao redor do mundo e dê asas à sua imaginação. De fato, cinzéis comuns não poderiam fazer os detalhes nem homens comuns trabalhariam com materiais dessa magnitude. 

Mais antigas pinturas rupestres feitas pelo Homo sapiens são achadas na Indonésia.

  • f11photo/iStock

    Rapa Nui

    Mais conhecida como Ilha de Páscoa, Rapa Nui é o lar dos moais. Cerca de 900 estátuas monolíticas colossais estão espalhadas por essa ilha no Pacífico Sul. Ninguém tem certeza do que representam. Alguns pesquisadores acreditam que fizeram parte de um culto aos mortos e que  retratariam antigos chefes ou ancestrais divinizados.


  • Viktorus/iStock

    Detalhes de um moai

    Muitos moais estão ainda enterrados com a penas a cabeça descoberta

    Outro mistério que cerca as estátuas de pedra calcária com até 10 metros de altura e mais de 80 toneladas é como foram transportadas até sua localização final. Só os habitantes nativos de Rapa Nui têm certeza da solução desse enigma. Segundo eles, os moais andaram até lá!


  • SL_Photography/iStock

    Andes peruanos

    No alto dos Andes peruanos, cerca de 2.400 metros acima do nível do mar, fica a magnífica Machu Picchu. Perfeitamente incorporada à vegetação subtropical, acredita-se que o “velho pico” foi construído pelos incas por volta de 1450 como um retiro para os reis. Cerca de um século depois, os espanhóis conquistariam a América do Sul e destruiriam quase inteiramente a civilização inca. 


  • RJohn97/iStock

    Detalhes da cidade

    Por quase 400 anos, esta cidade de pedra nas nuvens foi completamente esquecida. Só em 1911 o explorador americano Hiram Bingham chegou à cidade, com suas paredes cinza-ardósia, escadarias e lintéis, chamando a atenção do mundo inteiro. 


  • pius99/iStock

    Esfinge de Gizé

    A esfinge foi talhada num morro de pedra calcária do Egito há quase 5 mil anos. Diz a lenda que a esfinge apareceu em sonhos ao jovem príncipe Tutmés e lhe prometeu que, se limpasse a areia que escondia seu corpo, seria recompensado com o trono do Egito. Depois de fazer o que lhe foi pedido, Tutmés realmente se tornou faraó. 


  • Givaga/iStock

    Detalhe da pirâmide

    Ninguém tem certeza do significado do gigantesco felino de pedra, embora os pesquisadores achem que esse leão de cabeça humana com 20 metros de altura e 75 metros de comprimento tenha sido construído para guardar a pirâmide do faraó Quéfren.


  • SteveAllenPhoto/iStock

    Stonehenge

    Poucos lugares estão cercados de tantas histórias quanto Stonehenge. Este círculo de pedra seria um antigo observatório, um enorme calendário, um local de peregrinação ou um campo de pouso de óvnis? De acordo com os especialistas, o círculo de pedra no sul da Inglaterra era o centro de uma paisagem ritual. Esta interpretação se baseia nos numerosos montículos fúnebres que cercam o monumento megalítico. 


  • Michael Chapman/iStock

    Detalhe (vista aérea)

    Ainda assim, o fato é que até hoje as cerca de 40 pedras não revelaram todos os seus segredos. Só a idade do local foi determinada sem nenhuma dúvida: a construção começou por volta de 5 mil anos atrás e durou uns 1.600 anos.


  • rweisswald/iStock

    Grutas de Mogao, China 

    Estas grutas situam-se nos arredores de Dunhuang, China, e abrigam o maior conjunto de arte budista do mundo. Foram descobertas por um alemão, em 1907.

    Também conhecidas como as “Cavernas dos Mil Budas”, as Grutas de Mogao começaram a ser escavadas no ano de 366, na encosta do Monte Mingshashan.

    Passarelas foram construídas para facilitar a visitação aos templos.


  • sihasakprachum/iStock

    Detalhe — Buda reclinado

    Esculpidos em pedras monolíticas, estão cerca de 400 templos decorados com murais, onde foram encontrados milhares de esculturas, manuscritos e outras relíquias rupestres.


  • pawopa3336/iStock

    Grutas de Ellora, Índia 

    Este local é um verdadeiro museu arqueológico a céu aberto. São 34 cavernas artificiais escavadas ao longo de 2 km nas colinas Charanandri. As grutas estão a cerca de 30 km da cidade de Aurangabad, no estado indiano de Maharashtra.


  • paulprescott72/iStock

    Detalhe do Templo de Kailash

    São 12 grutas budistas, 17 hinduístas e cinco jainistas.

    Esculpido em pedra, o complexo fascina os turistas tanto pelo seu estado de conservação, como pela sua arquitetura deslumbrante.

    Este é o Templo de Kailash que está envolto, como muitas edificações antigas, no mistério de como foi construído. É uma das maiores estruturas do mundo e foi esculpida em uma única de rocha na encosta.


  • platongkoh/iStock

    Grutas de Longmen, China 

    As grutas, que contêm numerosos objetos budistas, estão situadas entre duas montanhas: Xiangshan e Longmen Shan, que são separadas por um rio.

    As incríveis construções estão repletas de artefatos arqueológicos.


  • allensima/iStock

    Detalhe da gruta de Fengxiansi

    São mais de 2.000 grutas que abrigam mais de 100 mil estátuas de Buda feitas à mão em rochas de calcário. Algumas delas têm mais de 10 metros de altura e outras, apenas alguns centímetros.

     


  • vovashevchuk/iStock

    Petra, Jordânia 

    Este local arqueológico é um dos mais fascinantes do mundo e está situado no meio do deserto da Jordânia.

    Famosa por sua arquitetura esculpida em rocha e por seu sistema de canalização de água, Petra é também conhecida como Cidade Rosa, devido à cor das pedras do local. Em 1812, Johann Ludwig Burckhardt, um explorador suíço, a tornou pública.

    Foi descrita como “uma cidade rosa e vermelha tão velha quanto o tempo” em um poema de John William Burgon.

    No passado, Petra era a capital do antigo reino de Nabateu e acredita-se que a região seja povoada desde a pré-história.


  • Leonid Andronov/iStock

    Detalhe de estátuas inacabadas

    No passado, Petra era a capital do antigo reino de Nabateu e acredita-se que a região tenha sido povoada desde a pré-história.

    Numerosos edifícios cujas fachadas são esculpidas diretamente na rocha, formam um complexo monumental único que fascina os turistas de todo o mundo.


  • 2630ben/iStock

    Igreja de São Jorge de Lalibela, Etiópia 

    Na região montanhosa de Lalibela, estão 11 “bietes”, ou casas sagradas, esculpidas na pedra, que são um verdadeiro tesouro arqueológico da história.

    Os vários templos foram talhados na montanha, como esculturas. O de São Jorge, um monólito em forma de cruz grega, é o principal e o mais exuberante.


  • sylvainnaessens/iStock

    Detalhe do Templo de São Jorge

    A construção destas igrejas é atribuída ao rei Lalibela, da dinastia Zagwe. Ele ordenou a escavação de vários templos na rocha vulcânica a muitos metros de profundidade, dando início às construções do complexo.


  • Glen_Pearson/iStock

    Biete Mariam, de Lalibela, Etiópia

    Biete Maryam, ou Casa de Maria, é uma igreja monolítica na Etiópia.

    Como as outras igrejas de Lalibela, sua data precisa de construção é desconhecida. As análises arqueológicas descobriram que as ruínas das igrejas monolíticas cortadas em rocha foram construídas em duas etapas: a primeira, do século XI ao início do século XII, e a segunda fase, do fim do século XII ao início do século XIII.


  • Glen_Pearson/iStock

    Detalhe do afresco 

    Afresco colorido no interior de Biete Mariam, a igreja mais antiga talhada em pedra do conjunto de 11 “bietes”. O templo é pequeno, mas foi projetado e decorado com um padrão excepcionalmente alto.

    Dedicada à Virgem (que é particularmente venerada na Etiópia), esta é a igreja mais popular entre os peregrinos.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados