Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de março de 2020

13 coisas que você não sabia sobre viagens espaciais

Descubra algumas curiosidades sobre o espaço e a vida de astronauta.

Imagem: Pinkypills/iStock

A vida no espaço e as viagens espaciais servem de cenário para filmes de ficção científica há anos. Mas será que a vida real e a ficção são tão diferentes assim? Confira 13 coisas sobre o espaço que talvez você não saiba e responda você mesmo essa pergunta.

1 . A primeira viagem tripulada para Marte já está sendo planejada

A primeira viagem tripulada para Marte pode acontecer antes do que você imagina. Em março, o presidente Trump ordenou à NASA que pusesse gente lá até 2033, e a agência está construindo um foguete novo chamado Sistema de Lançamento Espacial. Será uma viagem e tanto. A energia térmica produzida pelo motor de combustível sólido do sistema nos dois primeiros momentos da partida seria suficiente para aquecer 92 mil casas durante um dia inteiro.

2 . Empresas disputam para ser o primeiro serviço de táxi comercial no espaço

Enquanto isso, pelo menos quatro empresas privadas correm para ter o primeiro serviço de táxi comercial a levar passageiros pagantes ao espaço: a Boeing, a Space X de Elon Musk, a Blue Origin de Jeff Bezos e a Virgin Galactic de Richard Branson. Provavelmente, os primeiros voos irão ao espaço mais próximo – 150 km acima da Terra –, onde os turistas podem ficar sem peso e se maravilhar com a vista. Se quiser aproveitar, prepare o bolso: a Virgin Galactic vende as passagens por 250 mil dólares. Cerca de 700 pessoas já se inscreveram.

3 . Em breve você pode receber um telefonema do espaço

A partir do próximo ano, talvez seja possível ligar do espaço pelo celular. Uma empresa alemã se uniu à Nokia para em 2019 construir a primeira rede 4G na Lua. O sistema permitirá aos astronautas enviarem vídeos para casa. Outras empresas planejam constelações de satélites que poderiam disponibilizar a internet a todos os habitantes da Terra.

4 . Ficar tempo demais no espaço prejudica o corpo

Passar algum tempo no espaço tem seu preço. Com a microgravidade, perdemos massa óssea e muscular, e o sangue se redistribui pelo corpo, o que pode forçar o coração. Também somos atingidos por um volume considerável de radiação. A NASA estima que os astronautas se expõem à mesma radiação de, no mínimo, 150 radiografias do tórax.

5 . Mais da metade dos astronautas  teve problemas de visão após voos de longa duração no espaço

Outro desafio físico: mais da metade dos astronautas americanos teve problemas de visão depois de voos de longa duração na estação espacial. Os pesquisadores dizem que a complicação pode estar ligada ao movimento dos fluidos do corpo, que pressiona os nervos oculares. A pressão também pode achatar permanentemente o globo ocular.

6 . Passar um tempo no espaço pode te deixar sem calos e rejuvenescer

No lado bom, depois de cerca de um mês no espaço, grandes pedaços de pele (calos) caem dos pés, deixando-os macios como os de um bebê. A viagem espacial poderia ser uma minifonte da juventude? Quando examinaram o DNA do astronauta Scott Kelly, os pesquisadores descobriram que as pontas dos cromossomos ficaram mais longas durante seus 340 dias no espaço. Isso surpreendeu porque, normalmente, elas encurtam com a idade. “É claro que precisamos de mais pesquisas, mas isso nos leva a perguntar se passar algum tempo no espaço poderia reverter o processo de envelhecimento”, diz a Dra. Susan Bailey, da Universidade do Estado do Colorado, que realizou a pesquisa.

7 . Viajar no espaço te deixa mais alto

Outro benefício das viagens espaciais: ficamos mais altos. Sem a gravidade comprimindo a coluna, Kelly cresceu cinco centímetros na Estação Espacial Internacional, de acordo com seu livro Endurance: um ano no espaço. Infelizmente, voltamos ao tamanho original logo depois de retornar.

8 . Reservas para hotéis espaciais já estão sendo vendidas

Mas e as acomodações lá em cima? Recentemente, a empresa americana Orion Span começou a aceitar reservas para um hotel espacial de luxo a ser inaugurado em 2022. Por “apenas” 9,5 milhões de dólares, você terá direito a 12 dias de estada e três meses de treinamento antes de ir. A agência espacial da Rússia também anunciou um módulo hoteleiro a ser anexado à Estação Espacial Internacional em 2021.

9 . O traje espacial é super pesado

O código de vestimenta é pesado. O traje espacial da NASA pesa cerca de 130 quilos na Terra, mas na microgravidade isso não é nada.

10 . Comida não é um problema para astronautas

Os astronautas têm mais de 200 opções de comida e bebida, mas “sorvete de astronauta” liofilizado é um mito intergaláctico. No espaço, eles comem sorvete de verdade. Um alimento não recomendado é o pão. Em 1965, dois astronautas da NASA comeram sanduíches de carne enlatada, e migalhas ficaram voando por toda parte, o que poderia ter danificado o equipamento de voo.

11 . A água é feita com urina e suor

A água é valiosíssima no espaço. Na verdade, a água de beber é feita com seu suor e urina – dos astronautas – filtrados. Desde 2008, mais de 10 mil litros de água foram reciclados a partir da urina da tripulação da estação espacial.

12 . A estrela cadente talvez não seja uma estrela...

Aliás, aquela estrela cadente que lhe inspirou um pedido pode ser um cocô. Os excrementos produzidos na estação espacial são congelados e lançados periodicamente ao espaço. Quando se aproximam da Terra, eles se queimam na atmosfera e, de acordo com a NASA, parecem uma estrela cadente.

13 . Você pode ver a estação espacial sem ir ao espaço

Decidiu ficar em terra firme? Mesmo assim você pode dar uma olhada na estação espacial. Por ser alimentada por 4 mil metros quadrados de painéis solares, às vezes é possível vê-la voando ao amanhecer ou no crepúsculo, mesmo nas grandes cidades. Veja os horários em que é avistada no Brasil clicando aqui!

POR MICHELLE CROUCH

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close