A importância das cores para os peixes

A partir de 200 m de profundidade do oceano, tudo aparenta ser preto para nós, seres humanos. Mas não para os peixes de recifes: muitos têm quatro

Julia Monsores | 19 de Outubro de 2019 às 12:00

bowdenimages/ Istock -

A partir de 200 m de profundidade do oceano, tudo aparenta ser preto para nós, seres humanos. Mas não para os peixes de recifes: muitos têm quatro receptores diferentes para a visão em cores. Em geral, eles também são sensíveis à luz ultravioleta. Nos recifes, as cores exercem funções similares às que vemos em terra firme. Elas agem como sinais, auxiliam na busca por um parceiro, servem de camuflagem ou aviso.

As cores influenciam o acasalamento dos peixes?

Assim como tantos outros animais, na época do acasalamento alguns peixes também reagem a determinadas colorações dos machos. As fêmeas da espécie Pomatoschistus minutos, por exemplo, preferem os machos grandes de intensa coloração azul.

Curiosamente, na água turva as fêmeas já são menos exigentes: quando a visão é ruim, os machos menores e mais pálidos também costumam ser aceitos. Estudos demonstraram que, em águas turvas, os machos pequenos têm o mesmo sucesso que os seus rivais maiores. A longo prazo, este comportamento peculiar pode fazer com que as diferenças de tamanho entre os sexos desapareçam nas águas lodosas. Por que as fêmeas de esgana-gata enxergam o vermelho na época do acasalamento? Na época do acasalamento, os machos de esgana-gata usam uma roupagem de casamento vermelha: o papo, o peito e a barriga adotam uma coloração escarlate.

13 animais que você só encontra na Floresta Amazônica

Para que as fêmeas também possam reconhecer o macho com facilidade, elas adaptaram sua capacidade de visão às circunstâncias externas. Assim, descobriu-se que a sensibilidade das fêmeas à luz vermelha depende das condições de luminosidade da água. As fêmeas de esgana-gata de águas turvas, em que a quantidade de luz vermelha é ínfima, são bem mais sensíveis a essa cor do que as fêmeas de águas mais translúcidas.

Os machos também se adaptam às diferentes condições de luminosidade das águas. Em ambientes turvos, nos quais a luz vermelha desaparece mais rapidamente, o padrão de acasalamento vermelho dos machos também é bem mais intenso.

Confira também: 15 coisas que você pode fazer para preservar o meio ambiente