Barça marca gol com jovens refugiados

O time de futebol do Barcelona vem apoiando as crianças que moram nos campos de refugiados da ilha grega de Lesbos com aulas de futebol. Os organizadores

Douglas Ferreira | 11 de Agosto de 2019 às 20:00

© REUTERS/Costas Baltas -

O time de futebol do Barcelona vem apoiando as crianças que moram nos campos de refugiados da ilha grega de Lesbos com aulas de futebol. Os organizadores dizem que a meta é promover diálogo e tolerância, aliviar o estresse e alimentar amizades. “Sabemos que podemos ajudá-las a sonhar, podemos lhes mostrar o futuro”, explica Jordi Cardoner, vice-presidente da Fundação Barça, o ramo caritativo do clube.

Lesbos foi o principal portal da Europa para milhares de refugiados no ápice da crise dos migrantes, em 2015-2016. Até 15 mil refugiados continuam em abrigos temporários nas ilhas gregas, em condições que entidades de auxílio descrevem como desumanas.

Leia também: Um facho de esperança: a mulher que salva refugiados de casa

Juliano Belletti, nascido no Paraná e veterano do Barcelona, é um dos apoiadores do projeto, com três sessões por semana comandadas por treinadores refugiados que receberam asilo. “Nesse programa, os garotos aprendem valores como respeito e trabalho em equipe”, explica Aesa Osso, treinador sírio.

Um terço dos participantes são meninas, como Baloot Ali, de 15 anos, do Paquistão. “Antigamente diziam que o futebol era só para os meninos”, observa ela. “Mas agora não há diferença entre meninos e meninas. Somos iguais.”