Lançado em julho de 2013, o Chromecast é um grande sucesso da Google. Com o dispositivo, a gigante da tecnologia tem conseguido proporcionar uma ótima experiência de streaming aos seus usuários. 

Também pudera. Assistir as nossas séries e filmes pelas telas dos celulares, tablets ou computadores não é das tarefas mais confortáveis. A questão é que nem todos nós podemos ou estamos dispostos a investir em uma smart TV. 

Leia também: Conheça 6 recursos do Android 11 que vão facilitar o seu dia a dia – Seleções Brasil

Além das smart TVs serem caras, as televisões que boa parte dos brasileiros têm em casa são suficientes para as suas necessidades básicas, não compensando trocá-las por um aparelho novo só por causa de alguns recursos a mais. E é aí que o Chromecast da Google entra. 

O que é o Chromecast?

Chromecast
Imagem: moonisblack/iStock

Basicamente, o Chromecast é um dispositivo que ajuda a fazer com que a sua antiga televisão funcione como uma espécie de smart TV. 

Este gadget da Google conta com Wi-Fi embutido e ao ser conectado em uma tevê por meio de uma entrada HDMI, conecta-se à internet, sendo capaz de transmitir conteúdos de um outro dispositivo (um celular, tablet ou notebook) com praticidade diretamente para a sua televisão.

Ou seja, assistir conteúdos de plataformas de streaming como Amazon Prime, WatchESPN, Netflix e YouTube se torna algo bem simples de se fazer. 

Com o Chromecast você também pode aproveitar diversos aplicativos para Android ou iPhone, espelhar a tela do seu laptop com o navegador Google Chrome e com isso, fazer deles “um grande centro de entretenimento”. Tudo isso transmitido na sua televisão.

Como funciona o Chromecast?

Chromecast
Imagem: gorodenkoff/iStock

Como o Chromecast apenas transmitia o conteúdo de outros dispositivos para uma televisão, ele acabava sendo dependente desses dispositivos para funcionar. Apesar disso, era possível usar esses aparelhos normalmente enquanto o Chromecast estivesse em execução. 

Entretanto, um novo modelo do Chromecast fora lançado nos Estados Unidos. Trata-se do Chromecast com Google TV. Com isso, o novo modelo do dispositivo contará com controle remoto conectado via bluetooth, compatibilidade com o Google Assistente e o Google TV como sistema operacional. 

Em termos práticos, o novo Chromecast não carece mais de um outro aparelho à parte dele para operar. E embora ele ainda execute suas funcionalidades originais, a Google parece acreditar que a evolução do seu gadget se fez necessária. 

Inclusive, a Google está distribuindo o novo Chromecast com Google TV de graça para quem se tornar assinante da YouTube TV nos Estados Unidos em um ação que visa promover a plataforma de streaming. 

Com disponibilidade limitada e apenas possível para novos assinantes que morem nos Estados Unidos, a promoção vale do dia 15 de outubro de 2020 até 31 de dezembro do mesmo ano. 

Como é feita a sua instalação?

Chromecast
Imagem: reprodução/Facebook

A instalação do Google Chromecast é algo bem simples de se fazer. Com a sua televisão desligada, basta conectar o seu dispositivo à entrada HDMI dela e decidir qual opção de alimentação de energia você quer utilizar. 

Após conectar o Chromecast à sua tevê, o próprio dispositivo irá lhe guiar, pedindo para que você entre no navegador do seu celular e solicitando que o Google Home seja instalado. A partir disso, é só seguir o passo a passo que o próprio aparelho irá lhe dar para começar a utilizá-lo.

Onde é possível comprá-lo com segurança?

O Chromecast não é um aparelho difícil de se encontrar. O modelo mais recente vendido no Brasil, o Chromecast 3, está numa faixa de preço de R$300,00 a R$400,00 e você consegue achá-lo nas principais lojas brasileiras. 

Mas caso prefira seguir os conselhos da própria Google, a empresa disponibilizou em seu site uma lista com varejistas que vendem o gadget.