As comidas proibidas ao redor do mundo

Em Londres, o empadão de ostras é um prato tradicional. Mas para praticantes de 4 das principais religiões do mundo, essa seria uma das comidas proibidas.

Julia Monsores | 12 de Novembro de 2019 às 17:00

belchonock/iStock -

A especialidade de um dos mais antigos e famosos restaurantes de Londres é bife e empadão de ostras, acompanhados tradicionalmente por um copo de cerveja. Mas para praticantes de quatro das principais religiões do mundo essa seria uma das comidas proibidas.

Os hindus são contra a ingestão de carne bovina, os judeus ortodoxos não ingerem mariscos, os budistas não comem animais de espécie alguma e os muçulmanos não bebem álcool. Por outro lado, o mesmo restaurante nem sonharia em servir carne de cavalo, que na Inglaterra é dada apenas aos cães, mas na França é usada na alimentação humana. 

Cachorros na mesa de jantar

Se oferecessem cachorro assado a um francês ou a um inglês, estes ficariam indignados e ofendidos. Mas os cães (chamados “cabritos sem chifres”) são considerados um manjar pelos chineses, como antigamente pelos fenícios, gregos, romanos e astecas. E, até recentemente, por habitantes do Pacífico Sul. Os taitianos criam uma raça de cães para fins culinários, e o capitão Cook, explorador do século XVIII, achou-os tão saborosos como o cordeiro inglês. 

Todas as sociedades consideram certas comidas proibidas. Na América Latina, Ásia e África, comem-se formigas. Os aborígines australianos apreciam lagartas; gafanhotos são fina iguaria entre os navajos; pés de pato crus são consumidos na China, e larvas de libélula, no Laos. Indubitavelmente, poucos norte-americanos ou europeus apreciariam tais pratos. 

Gostou dessa matéria? Então confira 19 dicas para ser um mochileiro e economizar na viagem