Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de maio de 2020

O que a ciência diz sobre o ‘déjà-vu’?

No filme "Matrix", um déjà-vu é uma falha do sistema. Mas os cientistas têm outra explicação...

Imagem: gpointstudio/istock

É bem provável que a maioria das pessoas já tenha passado por isso: em uma situação nova, tem-se a impressão de já se ter vivido exatamente a mesma coisa. Em geral, esta sensação dura apenas um instante. Não só os esotéricos como também os pesquisadores consideram indiscutível a existência das experiências déjà-vu (do francês: já visto).

"Para os pesquisadores do cérebro as experiências déjà-vu são uma espécie de falha de regulagem do cérebro."

Os esotéricos costumam interpretar esse fenômeno como resquícios de lembranças de uma vida passada. Porém, para pesquisadores do cérebro as experiências déjà-vu são uma espécie de falha de regulagem do cérebro.

Ainda não se sabe com certeza como isso acontece. Uma teoria científica sugere que o cérebro vasculha o arquivo de memórias do hipocampo à procura de lembranças similares. E então pode acontecer de não existir uma lembrança condizente, mas esta ser informada por engano. Daí a sensação de já ter visto algo, apesar de não ser verdade.  

Confira também: Dicas práticas para turbinar a memória

Em um estudo apresentado na Conferência Internacional da Memória em 2016, um cientista apresentou a hipótese de que os déjà-vus seriam um mecanismo de varredura e correção de memórias, checando se existe alguma inconsistência nelas. Assim, o déjà-vu seria um lembrete de que um problema em alguma memória foi encontrado e posteriormente resolvido.

Confira mais curiosidades sobre o funcionamento do cérebro!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close