Dia de Ação de Graças: conheça a origem e as curiosidades sobre a data

Descubra como surgiu o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, suas tradições e algumas curiosidades sobre essa celebração.

Thaís Garcez | 26 de Novembro de 2020 às 09:30

Jean Louis Gerome Ferris/Wikimedia Commons -

Tradicionalmente comemorado na última quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças traz muitos significados. Sua criação tem origem no período de colonização dos Estados Unidos pela Inglaterra, no século XVII.

Desse período até os dias de hoje, a data ganhou novas definições e tradições. Mas continua sendo um dos momentos mais importantes e festivos do calendário, ideal para reunir a família e os amigos.

Como surgiu o Dia de Ação de Graças

A história conta que em outubro de 1621, após um inverno rigoroso, tribos indígenas e ingleses se reuniram para celebrar a boa colheita de milho. Mesmo ambos estando em constantes disputas de território, naquele ano selaram (temporariamente) a paz em um Dia de Ação de Graças.

Fonte: FamVeld/iStock

Entretanto, há relatos que afirmam que essa comemoração já havia sido criada na Inglaterra, por Henrique VIII; antes da colonização. Depois de romper com a Igreja Católica, o rei criou essa data – e outras – para compensar as festas católicas que haviam sido abolidas do calendário.

Sendo assim, os religiosos que partiram rumo ao Novo Mundo trataram de perpetuar a festa entre os novos moradores britânicos do local e aqueles que chegassem. Uma data sempre comemorada com bastante fartura e fé.

Fonte: AlexRaths/iStock

De acordo com a tradição americana, o primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em Plymouth (hoje, Massachusetts). Mas, na verdade, já aconteciam em outras localidades, como na Virgínia; um dos primeiros territórios americanos ocupados pelos ingleses.

Com o tempo o significado da festa foi sendo modificado. Se antes celebravam a farta colheita, depois a data serviu para comemorar feitos militares, fim das secas e até a própria colonização do país. Atualmente, a data serve para celebrar as conquistas no ano e estar perto de pessoas queridas.

E no Brasil?

A comemoração do Dia de Ação de Graças não faz parte da cultura brasileira. Contudo, consta no nosso calendário como uma data comemorativa. Isso aconteceu em 1949, no governo Eurico Gaspar Dutra.

Apesar dos brasileiros não comemorarem o Dia de Ação de Graças, famílias com descendência americana e inglesa que vivem no Brasil e cristãos luteranos, presbiterianos e metodistas celebram a data de acordo com os ritos de origem.

Já em 1966, o governo vigente decidiu que a data seria celebrada no mesmo período do ano em que ocorre nos Estados Unidos; na última quinta-feira de novembro.

Comemorações durante a pandemia

Seguir as tradições que a data pede será um desafio este ano. Nos Estados Unidos, que ainda contabilizam um alto número de infectados e de mortes diárias, as aglomerações precisam ser evitadas e os cuidados redobrados.

Recentemente, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças americanos pediram que as pessoas evitem realizar reuniões com muitas pessoas, hospedar outras pessoas e participar de eventos. Recomendam, inclusive, que celebrem a data por meio de reuniões on-line.

Fonte: Drazen Zigic/iStock

As típicas viagens que acontecem nesse período também foram afetadas. Um relatório feito pela Travelocity (agência de viagens norte-americana) indicou que 60% dos norte-americanos não vão viajar para passar a data com suas famílias.

Além disso, aqueles que costumavam jantar em restaurantes este ano terão que preparar os pratos em casa. Esse fato tem estressado muito os americanos, pois terão que encarar os supermercados que, provavelmente, estarão lotados.

Apesar de todas as medidas de proteção e adaptações que serão necessárias fazer, espera-se que o brilho dessa festividade permaneça intacto. E que as pessoas consigam celebrar as vitórias que alcançaram e agradecer a vida em 2020.

Por Thaís Garcez