Imigrantes usam desenhos para descrever seus pesadelos

A maioria desses desenhos, feitos por imigrantes resgatados, descrevem histórias de abusos e perdas, mas também de desejos e alegrias.

Douglas Ferreira | 20 de Agosto de 2019 às 12:30

Anne CHAON/© Agence France-Presse -

Disparos na Líbia, guerra em Darfur, os confrontos no sul do Sudão, e barcos que resgatam as pessoas do mar… estes são alguns dos desenhos expostos no convés do Ocean Viking.

Usando um passatempo como uma forma de terapia

Desenho de imigrante ilustra o resgate pelo Ocean Viking

A maioria desses desenhos, feitos por imigrantes resgatados, descrevem histórias de abusos e perdas, mas também de desejos e alegrias. 

Enquanto esperam a autorização para os 356 resgatados pelo barco humanitário da SOS Méditerranée e da Médicos sem Fronteiras (MSF) desembarcarem em um porto, os imigrantes foram convidados a desenhar como forma de terapia. 

Com o traço do lápis e algumas cores, eles narraram seus piores pesadelos e também suas melhores lembranças.

Rodeado por compatriotas, Arun Mohamed descreveu com imagens Darfur em chamas, de onde fugiu em 2011. Também sua passagem pela capital do Sudão, Cartum, e depois pela Líbia. Pintou os aviões atacando sua casa, o fogo que devora o teto, a família que foge.

Leia também: Projeto do Barça marca um golaço com jovens refugiados

No desenho de Adam, de 18 anos, que sonha se tornar jogador de futebol profissional, se vê um homem pendurado no teto, com os pés e as mãos atados, enquanto dois homem o espancam em frente a outros prisioneiros que observam a cena em fila indiana.

No desenho seguinte, o homem está deitado e batem na sola de seus pés. 

As pessoas em volta de Adam enquanto desenha comentam: “Foi assim mesmo, esperávamos em fila, cada um a sua vez”.

Allahaddin reproduziu um mapa da Líbia com a palavra “HELL” (inferno) escrita em vermelho e letras maiúsculas. 

Depois diz “Adeus, inferno”, enquanto sorri e faz o V de vitória. 

Ezzo prefere se lembrar de coisas bonitas: seu povoado bucólico no sul do Sudão, à beira de um lago onde aprendeu a nadar, perto das Montanhas Nuba. Os pescadores, sua avó, a jarra sobre sua cabeça, as vacas. 

Mas a guerra continua sendo o tema que mais desenham. A costa da Líbia com botes improvisados, o centro de detenção de Tajoura, perto de Trípoli, conhecido pelos abusos e a violência, os aviões que voam baixo sobre as aldeias em chamas.

Leia também: Um facho de esperança: a mulher que salva refugiados de casa

Também mostram mães felizes que abraçam seus filhos e outros desenhos marcados pela lembrança de uma infância sem preocupações.

Como um gesto de agradecimento, esses esboços descrevem também os resgates, a chegada de uma enorme embarcação vermelha.

É a embarcação humanitária “Ocean Viking”, alugada pelas ONGs SOS Méditerranée e Médicos sem Fronteiras (MSF).

Em sua primeira missão, no início de agosto, a embarcação de cor vermelha e bandeira norueguesa foi recebida com aplausos pelos imigrantes assim que eles a avistaram, a partir de um bote inflável.

POR ANNE CHAON (© Agence France-Presse)