Faça uma busca
|
Publicado em:

Por:

Imagem:

Há anos que as pessoas dão aos seus animais de estimação – ou aos filhos – o nome de pessoas famosas. Em 2016, por exemplo, 370 pessoas nos Estados Unidos batizaram as filhas de Khaleesi, em homenagem a um personagem do seriado Game of Thrones. Além disso, os cientistas também costumam batizar espécies recém-descobertas com o nome de famosos. Mas esses nomes têm um pouco mais de peso.

Uma bebê chamada Khaleesi vai crescer e pode decidir mudar seu nome, mas as designações científicas ficam registradas nos livros. Do mesmo modo, existe um besouro Agra schwarzeneggeri, em homenagem ao bíceps de Arnold Schwarzenegger; assim como a vespa Aleiodesshakirae, em homenagem aos movimentos do quadril e à dança do ventre de Shakira; e, enfim, a lista só aumenta.

Tudo tem a sua razão de ser

A princípio, acontece que essa nomenclatura aparentemente maluca tem sua razão de ser. Às vezes, dar um nome reconhecível a uma criaturinha que não seria notada é a única maneira de fazer a espécie merecer atenção. Aliás, o último caso desses: em setembro de 2017, pesquisadores anunciaram a descoberta de 15 novas espécies de aranha no Caribe. Então, deram a três delas o nome de Leonardo DiCaprio, David Bowie e Michelle Obama.

celebridades

Agra schuarzeneggeri é um besouro com patas grossas que parecem bíceps contraídos. ©KAROLYN

Ingi Agnarsson, especialista em aranhas, é professor de biologia da Universidade de Vermont e, além disso, foi o pesquisador-chefe do estudo no Caribe publicado na revista Zoological Journal of the Linnean Society. Ele diz que os cientistas que descobrem uma nova espécie podem lhe dar o nome que quiserem, desde que usem o nome correto do gênero. Por exemplo, alguns cientistas dão à nova espécie o nome da pessoa amada ou de outro cientista pois não é bem-visto dar o próprio nome. Isso acontece de tal forma que a equipe de Agnarsson chamou uma aranha de Spintharusskelly em homenagem a Skelly, o gato de um pesquisador.

O único problema, disse ele, seria um cientista receber algum tipo de benefício, como se uma megaloja pagasse o laboratório para batizar uma espécie de walmarti. (Mesmo quando os nomes não têm tradução em latim, contudo, latinizar os nomes das espécies é uma prática comum na ciência. Contudo, basta acrescentar i quando o nome é masculino e ae quando é feminino, em geral.)

Defensores famosos da conservação do planeta

Agnarsson e mais quatro estudantes que participaram da pesquisa deram às aranhas, sobretudo, o nome de defensores famosos da conservação animal e da ação contra a mudança climática.

Entre as aranhas que Agnarsson batizou estão Spintharus davidbowiei (que, de fato, não é a primeira criatura a receber o nome de Bowie), S. davidattenboroughi (não é a primeira criatura a receber o nome de David Attenborough) e S. leonardodicaprioi (Spintharus é o gênero das aranhas).

Veja também: Relembre bandas de rock na trilha do cinema e da TV.

Agnarsson diz que algumas espécies são assim batizadas porque identificá-las com o nome de uma pessoa famosa é um modo de os cientistas chamarem a atenção e criarem a oportunidade de ensinar algo sobre os problemas da natureza e da conservação. Da mesma forma, isso também permite aos cientistas destacarem algumas características semelhantes às humanas nesses animais e, em última análise, torná-los mais próximos. “Estamos sempre tentando dar um jeito de chamar atenção, afinal,  para os grandes problemas da conservação da natureza”, diz Agnarsson. “O grande público certamente ouvirá falar deles.”

Algumas palavras latinas reais (mas obscuras) não atrairão muitas manchetes, mas a mariposa Neopalpa donaldtrumpi e a aranha Spintharus berniesandersi despertaram bastante interesse.

Você consegue ligar a descoberta aos famosos?

DESCOBERTA

1. Coelho do arquipélago Florida Keys
2. Cogumelo laranja capaz de absorver água e expeli-la quando torcido
3. Animal pré-histórico de lábios enormes, parecido com o hipopótamo
4. Antiga criatura marinha com cabeça em forma de ampulheta
5. Mutuca de traseira dourada (foto)
6. Criatura marinha extinta com garras que agradariam a Edward Mãos de Tesoura
7. Mosca cujas patas se curvam quando ela morre
8. Besouro com cabeça em forma de capacete
9. Camarão com garras vermelho-rosadas

NOME DA ESPÉCIE

A. Scaptia (Plinthina) beyonceae (Beyoncé)
B. Agathidium vaderi (Darth Vader)
C. Spongiforma squarepantsii (Sponge Bob Square Pants, ou Bob Esponja Calça Quadrada)
D. Campsicnemus charliechaplini (Charles Chaplin)
E. Synalpheus pinkfloydi (Pink Floyd)
F. Sylvilagus palustri shefneri (Hugh Hefner, criador da Playboy)
G. Norasaphus (Norasaphites) monroeae (Marilyn Monroe)
H. Jaggermeryx naida (Mick Jagger) I. Kootenichela deppi (Johnny Depp)

 

Respostas: 1-F; 2-C; 3-H; 4-G; 5-A; 6-I; 7-D; 8-B; 9-E.

POR JACOB DUBÉ