Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 23 de maio de 2019

Paganini: a lenda por trás do gênio do violino

Niccolò Paganini foi um violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino. E, até hoje, há quem acredite que o talento de Paganini era algo sobrenatural.

Paganini: a lenda por trás do gênio do violino Imagem: Trecho de filme/"Paganini o violinista do diabo"

Em 1829, um crítico musical escreveu que o virtuosismo do violinista italiano Nicolò Paganini, de 47 anos, criava um mundo que só podia ter sido vivido em sonhos, acrescentando:

"Há algo de tão demoníaco na sua aparência que, por vezes, julgamos ver os chifres do diabo e, noutras, as asas de um anjo."

Pacto com o diabo?

Nunca alguém tocou como Paganini. Como a maioria dos grandes compositores do seu tempo, ele compunha peças cuja exigência técnica se adequava maravilhosamente à sua habilidade prodigiosa. Tocava com incomparável expressividade, a tal ponto que muita gente pensava que seu talento provinha de um dom divino ou satânico. 

O aspecto magro e pálido – característica que, mais tarde, foram se acentuando pela doença – e seu extraordinário magnetismo pessoal davam ainda maior força à crença de que Paganini vendera a alma ao diabo. Em vez de negar tais boatos, Paganini encorajava-os pelo seu estilo de vida boêmio.

Em certa ocasião, devia tanto dinheiro que penhorou o violino. 

Foi só a partir dos 40 anos que decidiu dar o merecido valor à sua obra. Assim, enviou numerosas cartas para os jornais para desmentir que tivesse feito um pacto com o diabo. 

Mas já era tarde. No leito de morte, em 1840, Paganini recusou-se a ser assistido por um padre. E, quando morreu, a Igreja não deixou que seu corpo fosse sepultado em solo sagrado. O cadáver permaneceu ultrajantemente numa cave durante cinco anos, até ser sepultado. 

Paganini: filme com David Garrett

Nos Estados Unidos, foi feito um filme sobre a lenda de Paganini. O famoso violinista David Garrett fez uma interpretação majestosa. Confira um trecho do filme! 

https://www.youtube.com/watch?v=WV5wDqJ5WU4
Trecho do filme, "Paganini – O violinista do Diabo" (2013)

Leia mais: Musicoterapia – sons que promovem saúde

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados