Torta de climão: como falar de política sem brigar no Natal

Se você já passou por discussões em reuniões familiares, o projeto Despolarize pode ajudar a reduzir a tensão e evitar a torta de climão na família.

Redação | 20 de Dezembro de 2019 às 15:30

Uma reunião familiar que de repente — ou geralmente — vira um campo de guerra. Uma chuva de argumentos que logo viram acusações e rixa. Assim se forma a famosa “torta de climão”, geralmente iniciada por assuntos relacionados a política.

Por esse motivo, uma plataforma quer ajudar os brasileiros a conseguir falar de política sem brigar, aproveitando o momento oportuno das festas de fim de ano para lançar a primeira etapa da iniciativa.

Veja também: Ceia de Natal pode custar 13% a mais neste ano; veja 5 dicas para economizar

O Despolarize, projeto que começará nas redes sociais e se desdobrará em encontros e produtos a partir do ano que vem, quer se colocar como mais um movimento a fim de tentar furar o ambiente de polarização.

Criado pelo advogado e ativista político Rafael Poço, 32, o programa dá dicas de como se comportar para dialogar com parentes e amigos em um clima respeitoso, mesmo que haja discordâncias.

“Não se trata de um projeto para levar as pessoas a convergir para algum tipo de posicionamento. É focado em estabelecer bases para que a conversa se desenrole de forma mais produtiva”, diz ele.

A sugestão é experimentar a novidade já no Natal ou no Réveillon.
Poço, que tem experiência em iniciativas do gênero e comandou em 2017 na GloboNews a série “Política: Modo de Usar”, passou os últimos seis meses elaborando os materiais.

O resultado será espalhado primeiramente na internet, na forma de pílulas e de um manual que poderá ser baixado. Depois será produzido um baralho que funciona como guia e pode ser “jogado” pelos participantes.

“Não é um projeto ingênuo, que pressupõe que todos vão ser compreensivos e se dar as mãos. A meta é mostrar que as pessoas podem tentar se expressar e se entender melhor.”

O pacote preparado com foco nas festas de fim de ano inclui também um resumo de assuntos que dominaram o noticiário recentemente e podem ressurgir agora, entre um brinde e outro.

Com esse material, a intenção do projeto é subsidiar conversas que passem longe de fake news e sejam ancoradas em informações verdadeiras e atualizadas.

“Os estudos mostram que a polarização sectária está corroendo os fundamentos da democracia, no Brasil e no mundo. Com esse trabalho, o que buscamos é tentar recuperar o tecido social”, diz Poço.

Para o idealizador, as fissuras podem, no limite, certamente descambar para uma instabilidade política e econômica no país talvez irreversível.

“Precisamos ficar atentos para evitar esse extremo. Mudar a forma de agir começa pelo local de trabalho, pelo papo no elevador e no Uber”, diz Poço. E, por que não, pela ceia ou o almoço de fim de ano com a família.

Joelmir Tavares (Folhapress)

Veja abaixo algumas dicas para evitar a torta de climão natalina e festejar em paz: