Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de junho de 2019

Satélites revelam a existência de Ubar, cidade bíblica

Certos estudiosos creem que os reis magos compraram em Ubar o incenso para o Menino Jesus.

Imagem: NicoElNino/Istock

Ubar é, para os árabes, o equivalente à lendária ilha de Atlântida para os gregos. Mas, diferentemente de Atlântida, que desapareceu no oceano, Ubar desapareceu em meio aos terrenos desérticos da Arábia.

Há muito tempo fotos aéreas são usadas para localizar e mapear sítios arqueológicos. Porém, estas imagens conseguem capturar apenas o que o olho humano consegue ver. Agora, câmeras mais avançadas podem registrar comprimentos de onda além do espectro visível, revelando estruturas não detectáveis numa foto. E foi exatamente isso que aconteceu com Ubar.

Imagens de radar ou sonar mostram as texturas do terreno, e sensores radiométricos medem os comprimentos de onda de radiação, revelando sua composição química. Sensores cravados no solo emitem ondas sonoras ou de rádio para o interior da terra, a fim de descobrir o que se encontra sob ela.

Ubar
Ubar, cidade bíblica, vista por satélite.

Ubar: Atlântida das Areias

Uma fotografia do sul de Omã, obtida por um satélite Landsat através de um scanner multiespectral, levou dois arqueólogos à fabulosa cidade perdida de Ubar. A cidade é mencionada tanto no Alcorão como nas Mil e Uma Noites. E também foi um importante centro comercial 5.000 anos atrás. Além disso, certos estudiosos crêem que os reis magos compraram lá o incenso para o Menino Jesus.

A imagem do satélite não mostrou vestígios de uma fortaleza, mas rastros de estradas. Pesquisas de campo confirmaram que tais estradas eram muito antigas.

ubar
Ruínas de Ubar. (Foto: Max Cortesi)

13 coisas que você não sabia sobre viagens espaciais

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close