Divirta-se bastante estimulando seu pensamento criativo

Confira um jogo divertido que treina a sua mente para pensar de maneiras inesperadas e diferentes, estimulando o pensamento criativo.

Douglas Ferreira | 2 de Setembro de 2021 às 15:00

lineartestpilot/iStock -

Os problemas abaixo não só representam um estilo novo e popular de divertimento, mas também treinam sua mente para pensar de maneiras inesperadas e diferentes, estimulando-o a ter um pensamento criativo.

Quando tentamos resolver um problema, normalmente procuramos pensar de maneira lógica, para encontrar soluções práticas – de preferência, soluções que sejam aceitáveis pelas pessoas que nos rodeiam. A intenção dos problemas abaixo, no entanto, é evitar as respostas mais óbvias e pensar com criatividade. Neste contexto, o que é uma solução “criativa”? Ela pode ser, por exemplo, surrealista, ilógica, cômica, surpreendente, incongruente, engenhosa, espirituosa ou desconcertante.

Leia também: 5 brincadeiras para fazer com crianças em casa!

Dê a si próprio de 10 a 15 minutos para examinar cada uma das perguntas abaixo e sugerir o maior número possível de respostas, tentando abordar um ângulo diferente para cada uma. É impossível prever quais as respostas que você irá imaginar, mas, na nossa seção de respostas, enumeramos algumas das soluções criativas apontadas por outras pessoas (algumas delas bastante bobas). Não se preocupe em fazer com que suas respostas coincidam com as nossas. O objetivo principal deste teste é a diversão.

1. Soluções enlatadas

As indústrias estão cada vez mais produzindo latas de bebidas que vêm com um anel metálico para ser erguido e puxado, abrindo a lata. Isto, no entanto, tem resultado em montanhas cada vez maiores de anéis de metal jogados fora. Procure pensar um pouco e sugerir algumas formas criativas de reutilizar esse material.

Evite respostas óbvias como “reciclar o metal para fabricar novas latas” ou “jogar tudo no lixo e pronto”. A principal característica do anel de metal é a sua abertura. Pense em outras coisas que têm buracos. Que tal um medidor para porções de espaguete? Mas o buraco no anel é muito pequeno para isto, a não ser para alguém que não esteja com muita fome. De qualquer modo, esta é uma resposta criativa.

Veja quantas outras ideias você pode produzir.

2. Descendo pelo bueiro

Pense nisto: por que as tampas metálicas dos bueiros da rua são sempre redondas?

Existem algumas razões técnicas evidentes. Tampas redondas não têm quinas. Elas não precisam ser colocadas numa posição específica. Elas não podem cair pela abertura (ao contrário das tampas quadradas, que podem cair através da abertura quadrada, se colocadas na diagonal).

Que outras explicações originais você é capaz de inventar?

3. O sorriso de Mona Lisa

Mona Lisa é o quadro mais famoso do mundo, e o principal assunto que surge quando as pessoas conversam sobre ele é imaginar o que Mona Lisa pode estar pensando.

Esta é a pergunta que oferecemos para você desenvolver: o que Mona Lisa está pensando? Lembre-se de que suas respostas podem ser absurdas, desde que sejam criativas.

4. Pesadelo desinformático

Por mais que nos tragam problemas, os computadores também nos trazem incontáveis benefícios. Eles nos permitem criar com facilidade documentos muito complexos e fazer cálculos gigantescos. Ao mesmo tempo, graças à Internet, tornam a circulação de informações através do mundo muito mais veloz do que jamais foi.

Como seria o mundo de hoje se não tivéssemos computadores?


Confira agora as soluções mais divertidas que nos ocorreu e não esqueça de deixar nos comentários as suas!

1 – Soluções enlatadas

Algumas alternativas possíveis incluem:

  1. Use um anel para marcar datas no calendário magnético.
  2. Uma catapulta em miniatura.
  3. Prenda dois anéis e crie um par de algemas para o boneco do seu filho.
  4. Prenda o anel na ponta de um palito e faça bolinhas de sabão.
  5. Um anel para seu dedo mindinho.

2 – Descendo pelo bueiro

Bem, esperamos que esta não tenha feito sua imaginação descer pelo ralo abaixo. Algumas respostas sugeridas por diferentes pessoas:

  1. As tampas são redondas porque precisam se encaixar em buracos redondos.
  2. Sendo redondas elas podem ser usadas como bandeja para carregar xícaras de chá.
  3. Alguém na fábrica perdeu a régua e só dispunha de compassos.
  4. Durante os consertos, pode-se ir rolando uma tampa redonda até o caminhão.

3 – O sorriso de Mona Lisa

Aqui estão algumas respostas sugeridas pela nossa equipe:

  1. Ela estava sorrindo porque tinha posto explosivos na caixa de pincéis de Leonardo e estava aguardando o resultado.
  2. “Acho que minha perna ficou dormente.”
  3. “Bem que eu podia ter perdido uns quilinhos antes de posar.”
  4. “Ih, acho que daqui posso enxergar o nariz dele por dentro.”
  5. “Mal posso esperar que alguém invente a fotografia – não aguento ficar cinco dias sentada, posando, só para tirar um passaporte…”

4 – Pesadelo desinformático

Nossas respostas favoritas: