A cura pela fé – uma história real de superação

Conheça a história de fé de Mary Safford, que conseguiu vencer a depressão por meio do reconhecimento de seus problemas e do apoio de amigos e família

Redação | 22 de Abril de 2019 às 17:00

arkira/Istock -

Quando Mary Safford, consultora pedagógica, descobriu que estava deprimida, sentiu quase um alívio. Ela não conseguia entender a razão por que a vida lhe parecia uma eterna batalha – e chegou a concluir que a razão para isso era o fato de estar sempre se sabotando.

Mary tentou entender o que passava dentro de si

Uma vez identificado, porém, ela soube que o problema tinha solução. Primeiro recorreu à ioga, aos exercícios e a uma alimentação sem álcool, açúcar e cafeína. Passou a se sentir melhor, mas não foi o bastante. Então procurou a terapia. Ela passara por muitas experiências cedo na vida que a traumatizaram, por isso na terapia Mary trabalhou para entender o que tinha acontecido e para integrar essa nova compreensão aos seus sentimentos.

Novamente, isso a ajudou. E muito. Mas só quando Mary, uma quacre, voltou-se para a fé foi que ela começou a se sentir completa.

Leia mais: como lidar com a depressão

“A perspectiva quacre entende que você deve passar pela experiência e perguntar: ‘O que posso aprender com essa situação?’ O que está sendo exigido de mim?” diz Mary. “E o que descobri por meio do meu processo de cura é que, se eu posso me concentrar nessas duas coisas, meu foco de mantém muito mais amplo.

Apoio da comunidade religiosa foi fundamental

“Isso neutraliza a depressão”, continua ela, “porque o que ela faz é estreitar nossa visão. Você fica totalmente concentrada em ‘O que está acontecendo comigo?’. E na depressão realmente grave as pessoas podem se tornar tão focadas em quanto se sentem mal que pensam em se matar. É uma ladeira escorregadia que pode levar a pessoa à beira do precipício.”

O apoio de sua comunidade religiosa também é importante, explica Mary. “Em nossos encontros, temos uma Reunião de Cura, na qual as pessoas rezam juntas para que a cura entre sintonia com a vontade de Deus”, conta ela.

“Não necessariamente colocamos isso em palavras. Nossa intenção é que a pessoa que precisa de cura seja visitada pelo Espírito Santo e que o seu restabelecimento obedeça à vontade de Deus. Isso poderia significar o alívio dos sintomas, uma cura total ou o aprendizado das lições que vêm com as doenças. Ou poderia significar se sentir fortalecida e capaz de prosperar em meio a uma situação difícil.