Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 4 de junho de 2020

Por que você deve brincar com seu filho?

Pesquisas recentes mostram que brincar na infância estimula o cérebro e o corpo e é o melhor recurso facilitador da aprendizagem.

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Como brincar é uma das principais atividades pelas quais as crianças aprendem e experimentam a vida, para que os pais tenham uma participação efetiva no desenvolvimento intelectual dos filhos é preciso brincar com eles.

Por que eu devo brincar com meu filho?

Quando mães, pais e filhos brincam juntos, as repercussões tanto no âmbito pessoal como familiar são muito positivas. Mas, além das brincadeiras em que toda a família toma parte, pai e mãe devem também brincar ocasionalmente sozinhos com a criança durante todas as fases do seu desenvolvimento.

Quando os pais participam, as formas de brincar se multiplicam consideravelmente, uma vez que cada pessoa pode adicionar algo à experiência. Além disso, quando os pais brincam com as crianças, transmitem a mensagem do quanto isso é importante e do quanto valorizam o que elas aprendem por intermédio da brincadeira, ao mesmo tempo que as encorajam a continuar aprendendo.

Brincar é a melhor maneira de manter contato constante com as crianças. Quando você brinca com seus filhos não está apenas dizendo a eles que valoriza aquilo que os interessa, mas também que está pronto para partilhar dos interesses deles. Estudos indicam que, quando as crianças sentem que podem brincar com os pais, elas se relacionam com eles como seres humanos, algo positivo para a convivência familiar.

Leia também: Brinquedos feitos em casa para divertir a criançada nas férias!

Esse convívio por meio da brincadeira faz diferença na relação estabelecida entre pais e filhos, especialmente no que tange à confiança e à afeição. Pais que brincam regularmente com as crianças têm mais chances de estabelecer uma atmosfera de confiança e carinho e também de consolidar canais de comunicação. Quando você brinca com seu filho, ele é capaz de ver quais habilidades aprendeu em comparação às suas, e isso pode motivá-lo a aprender e se desenvolver ainda mais.

Brincar com seu filho dará a você uma vasta gama de informações que o tornará apto a entendê-lo melhor. Você poderá, por exemplo, descobrir quais os brinquedos prediletos dele e a importância que estes têm para ele. Descobrirá também se o ambiente da brincadeira é adequado ou se permite apenas atividades rígidas que bloqueiam a criatividade e o prazer.

Estudos recentes mostram que os adultos que brincam com os filhos normalmente relaxam com mais facilidade, vendo os reflexos dessa postura na forma como se relacionam com toda a família e até mesmo num melhor desempenho no trabalho.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados