As boas notícias ao redor do mundo

Veja as últimas boas notícias que aconteceram pelo mundo para alimentar seu otimismo.

Redação | 13 de Janeiro de 2019 às 14:00

© JEFF HOLMES/SHUTTERSTOCK -

Confira as últimas boas notíciasque aconteceram por aí e inspire-se:

Gralhas lixeiras

Um parque temático histórico da França conseguiu ajuda improvável para limpar o lixo deixado por visitantes: seis gralhas-calvas.
O parque de Puy du Fou treinou as aves para catar lixo instalando uma caixinha que libera uma pelota de ração sempre que o pássaro deposita uma guimba de cigarro ou lixo pequeno. “O objetivo, além de limpar, é mostrar que a natureza pode nos ensinar a cuidar do meio ambiente”, diz Nicolas de Villiers, presidente do parque, que recebe 2 milhões de visitantes por ano.
Ele afirma que as aves conseguem encher uma caixa em menos de 45 minutos. “Queremos educar as pessoas para que não joguem lixo no chão”, diz ele. “Às vezes, é bom fazer os visitantes se sentirem um pouco culpados.”

Receita de férias

As férias podem nos fazer viver mais, segundo um estudo de 40 anos da Universidade de Helsinque.
Os pesquisadores acompanharam 1.200 empresários considerados em risco de doença cardíaca por causa do peso, pressão alta ou colesterol elevado. Os que tiraram menos de três semanas de férias por ano tiveram probabilidade 37% maior de morrer jovens do que os que deram prioridade ao descanso.

Heróis: dono de café alimenta migrantes famintos

A Bósnia, que foi dilacerada pela guerra, se tornou a última via da rota europeia da migração e enfrenta dificuldades para lidar com a chegada de milhares de migrantes e refugiados a caminho da Croácia.
Nem todos os moradores acolheram bem os novos hóspedes. Mas Asim Latić (na foto), dono de um café na cidade de fronteira de Velika Kladuša, reagiu com o coração. “Vi um homem em pé na rua. Perguntei se estava com fome e ele respondeu que não tinha dinheiro. Eu lhe disse que isso não importava e o alimentei.”
No dia seguinte, veio mais gente, e não demorou para o café de Latić se tornar um refeitório de migrantes. Ele e três amigos serviram milhares de refeições gratuitas, pagas do próprio bolso durante dois meses.
“Somos todos veteranos de guerra. Sabemos o que é sentir fome”, diz Latić.

Teto para os sem-teto

Uma aldeia que oferece habitação para quem mora na rua foi criada num terreno desocupado em Edimburgo, a capital escocesa. Seu principal patrocinador é a Social Bite, uma cadeia de cafés que emprega sem tetos e oferece comida gratuita a moradores de ruas.
Formada por onze casas de dois quartos, a aldeia traz uma abordagem comunitária à falta de moradia.
A meta é reabilitar os moradores em um ambiente seguro, com apoio em tempo integral para prover treinamento. “Sem a aldeia, essas pessoas ficariam num albergue ou nas ruas, que são ambientes muito isolados”, diz Josh Littlejohn, um dos fundadores da Social Bite (na foto).


A aldeia tem um centro onde os moradores podem se socializar, além de cozinha e área de refeições comunitárias. Sonny Murray, da equipe da Social Bite, que já foi morador de rua, diz: “É extraordinário, porque as pessoas terão apoio, oportunidade de trabalho e um pouquinho de vida.”
A intenção é que os moradores fiquem de 12 a 16 meses na aldeia e depois se mudem para moradias permanentes.

Veja também: A importância de doar qualquer coisa, inclusive tempo

Por JAMES HADLEY