Para se inspirar: as boas notícias ao redor do mundo

Por sermos tantas vezes "bombardeados" por notícias tristes no dia a dia, esquecemos que o mundo também está repleto de boas notícias. Essas, nos dão

Redação | 7 de Julho de 2019 às 19:00

bowdenimages/ Istock -

Por sermos tantas vezes “bombardeados” por notícias tristes no dia a dia, esquecemos que o mundo também está repleto de boas notícias. Essas, nos dão força para acreditar num futuro melhor e mais esperançoso. Confira algumas boas notícias a seguir:

O declínio rural faz com que os moradores de muitas aldeias francesas não tenham mais um bar onde possam se encontrar. Mas no departamento de Cher, Sébastien Cherrier, de 44 anos, está criando um novo eixo social: um café sobre rodas.

Toda noite, este vendedor ambulante de antiguidades leva a uma aldeia diferente sua van Renault adaptada. E distribui drinques e bonomia pelos moradores que se reúnem para bater papo junto ao veículo. “Não resta nada em nossas aldeias. Os bares estão fechando”, diz Cherrier. “Quero trazer de volta esses momentos de convívio que alegram as pessoas.”

SOUVANT/AFP/Getty Images)

Olivier, artesão de 50 e poucos anos da aldeia de Villequiers, é frequentador. “O conceito é ótimo. Antes, os cafés nos permitiam conhecer os outros. Vim ao bar móvel para conhecer meus vizinhos”, diz ele.

“Doutor, estou pronta para operar!”

CRIANÇAS Os médicos de um hospital da Catalunha, na Espanha, descobriram um jeito simples de tornar as cirurgias menos estressantes para as crianças: elas vão para a sala de operações no volante de um Audi de brinquedo com controle remoto.

© Cristobal Castro

“O carro provocou uma mudança espetacular, tanto para as crianças, que ficam bem mais calmas, quanto para os pais, que veem o filho entrar sorrindo na sala de cirurgia”, diz Laura Porcar, enfermeira do departamento cirúrgico ambulatorial do hospital Parc Taudí, na cidade de Sabadell. Em consequência, elas precisam de menos medicação antes das cirurgias.

“O carro faz a coisa toda parecer um jogo”, diz a Dra. Silvia López, que coordena a unidade de anestesia pediátrica. Na primeira semana, o Audi conversível levou uma dúzia de crianças até a sala de cirurgia. “Nenhuma delas precisou de ansiolíticos”, diz López.

Antonio Martínez, cuja filha, Noa, precisava operar uma hérnia, diz: “A gente ainda fica tenso, mas é bom ver a menina assim distraída.”

Moscas-robôs ajudam a salvar vidas

TECNOLOGIA Cientistas dos Países Baixos desenvolveram um drone capaz de adejar e disparar pelo ar como um inseto voador.

O drone DelFly Nimble é o produto de pesquisas sobre as manobras acrobáticas da mosca-das-frutas realizadas na Universidade Delft. Com envergadura de 33 centímetros, ele pesa 29 gramas. Possui quatro asas ajustáveis individualmente que batem 17 vezes por segundo e pode até dar cambalhotas.

Boas notícias que percorrem o mundo!

Matĕj Karásek, principal projetista da equipe, diz que eles estão trabalhando numa versão miniaturizada. Essa versão será capaz de realizar um voo autônomo com uma única câmera; isso permitiria ao drone entrar em lugares pequenos para procurar pessoas presas depois de desastres naturais, como os terremotos.

Com as abelhas ameaçadas por métodos agrícolas, ele também vê um papel para o drone na polinização. “Imagine um enxame de Nimbles miniaturizados voando numa estufa, polinizando flores”, diz ele. “É uma solução futurista.”

Viena tem novamente a melhor qualidade de vida

CIDADES Oito das melhores cidades do mundo para morar ficam na Europa. Isso de acordo com a Pesquisa Mercer, que classifica todo ano 231 cidades do mundo inteiro segundo aspectos como estabilidade política, criminalidade, liberdade pessoal, assistência médica, educação e moradia. Viena, capital da Áustria, ocupa o primeiro lugar no décimo ano seguido.

A Suíça e a Alemanha têm, cada uma, três cidades entre as dez melhores: Zurique está em segundo lugar, Munique em terceiro, Düsseldorf em quinto, Frankfurt em sexto, Genebra em oitavo e Basileia em nono. Copenhague, capital da Dinamarca, está em sétimo lugar.

Boa notícia: a Europa adota carros sem combustível fóssil

MEIO AMBIENTE Quase um terço dos carros novos vendidos ano passado na Noruega eram modelos elétricos. O país se tornou líder mundial em veículos sem combustível fóssil. Já em outros pontos da Europa, uma rede de carregamento super-rápido tornará mais fácil a vida dos motoristas que optaram pelo carro elétrico.

Fabricantes como BMW e Daimler estão por trás da nova rede Ionity. Ela implantará 400 estações de carregamento nas estradas de longa distância mais populares da Europa. Os carregadores levam apenas 15 minutos para deixar a bateria com 80% de carga.

Enquanto isso, num VW elétrico, o holandês Wiebe Wakker percorreu 95 mil quilômetros de Amsterdã a Sydney, na Austrália, para mostrar que os veículos elétricos são uma alternativa viável à gasolina. E continuam os boatos de que até James Bond, o agente secreto, endossará os carros elétricos no ano que vem usando um Aston Martin Rapide E sem emissões no 25º filme da série.

Polícia italiana frustra ladrões de arte

ARTE A polícia italiana frustrou ladrões de arte ao trocar um quadro do século 17 do mestre flamengo Pieter Brueghel, o Jovem, por uma cópia. Os carabinieri foram informados de que o roubo era iminente e puseram a cópia de A crucifixão, de Brueghel, na igreja de Santa Maria Madalena, em Castelnuovo Magra.

Os ladrões atacaram devidamente, quebraram a vitrine com um martelo e fugiram com a obra falsa. O valor do item genuíno é de cerca de 3 milhões de euros.

Confira mais boas notícias ao redor do mundo

Compilado por James Hadley