Diminua sua “pegada de carbono”

Pegada de carbono é a quantidade de gases do efeito estufa que cada um de nós lança na atmosfera. Diminua essa marca nociva com algumas medidas simples.

Thaís Garcez | 12 de Agosto de 2019 às 12:00

Szepy/iStock -

Já parou para pensar no impacto que nossas atividades rotineiras exercem sobre o meio ambiente? Por isso atualmente muito se fala sobre a “pegada de carbono”. Essa medida é a quantidade individual de gases do efeito estufa lançada na atmosfera. É calculada em função do consumo de energia individual. E corresponde à quantidade total de dióxido de carbono que produzimos, em geral expressa em toneladas.

A pegada de carbono mede o impacto de pessoas e organizações no meio ambiente, e até de produtos e eventos. Conhecer os próprios níveis de impacto no meio ambiente torna possível pensar em soluções que revertam os danos que inadvertidamente – ou não – causamos a ele. Ainda que sejam atitudes pequenas, fazem grande diferença!

Comece o consumo consciente hoje!

Com estas 5 medidas simples, é possível reduzir o consumo de energia diário e contribuir para uma atmosfera mais limpa:

Ao fazer café ou chá, ferva apenas a quantidade de água de que você precisa – não encha demais a chaleira.

2 Lave as roupas em água fria – o ciclo de água quente da máquina de lavar gasta muito mais energia. Usando água fria, suas roupas ficarão limpinhas do mesmo jeito!

3 Pelo mesmo motivo, abandone a máquina de lavar louças. Ok, lavar a louça depois do jantar pode ser chato, mas polui muito menos e você ainda economiza na conta de luz! (Mantenha-se atento à quantidade de água usada! Ainda que o desperdício de água não entre na conta da pegada de carbono, não deixa de ser prejudicial ao meio ambiente.)

Conheça outras formas de economizar energia elétrica.

4 Pedale mais! Sempre que possível, opte pela bicicleta em vez de usar o carro. Outra ótima opção é caminhar!

5 Evite comprar frutas e vegetais importados: a “quilometragem dos alimentos” é um dos fatores ocultos em sua emissão de carbono geral. Suas pegadas de carbono diminuem consideravelmente quando você consome itens de um produtor local.