Entrevista de emprego: tenha sucesso em 30 segundos

Embora tenha acontecido há muitos anos, ainda lateja na memória como uma bofetada o dia da entrevista de emprego de Julia Jones. Ela foi apresentada por

Redação | 5 de Junho de 2019 às 17:00

AndreyPopov/Istock -

Embora tenha acontecido há muitos anos, ainda lateja na memória como uma bofetada o dia da entrevista de emprego de Julia Jones. Ela foi apresentada por um amigo a um homem chamado Richie. Querendo causar-lhe uma boa primeira impressão, Julie passou alguns minutos conversando com ele. “Eu o achei interessante”, ela recorda. Por isso, ficou surpresa quando, mais tarde nessa mesma noite, Richie a tratou com frieza. 

Seguro desemprego 2019: mudanças nas regras de pagamento

Depois de alguns dias, Julie conversou com o amigo sobre a indiferença com que foi tratada. “Bem”, disse o amigo, “ele não gostou de você.” Richie havia comentado que a achou arrogante e agressiva. Julie ficou atordoada. A consultora de 42 anos, com doutorado em engenharia elétrica, tomou então uma decisão. “Quero que as pessoas gostem de mim.” Por isso, procurou a objetividade de terceiros. E, para aumentar suas chances de criar uma boa primeira impressão, a psicóloga Ann Demarais oferece essas dicas:

1

Estabeleça contato visual de metade a dois terços do tempo (acima disso você parecerá muito agressivo). E preste atenção à sua linguagem corporal. Volte-se para as pessoas quando elas estiverem falando. De vez em quando faço gestos de anuência. 

2

Sorria, mesmo se não estiver com ânimo. “De fato encorajamos nossos clientes a fingirem esse estado de espírito”. diz Ann. “É um dom de generosidade social, com retorno.” Um simples sorriso esboçado pode fazer você se sentir melhor e, também, os outros, diz a pesquisa.

3

Cuidado com a “superexposição”, ou seja, revelar muito a seu respeito. Lembre-se de que ninguém está interessado em sua operação de vesícula.

As pessoas se entusiasmam com quem lhes faz elogios, mesmo que sejam falsos, mostram os estudos. “Mas é melhor quando são sinceros”, ressalta Demarais. 

5

Preparou uma frase de efeito para quebrar o gelo? Esqueça isso ou correrá o risco de parecer superficial, agressivo e interesseiro. 

6

Controle o impulso de pronunciar repetidamente o nome da outra pessoa. Uma ou duas vezes pode funcionar, mas o exagero parece forçado. 

7

Você pensa que um estilo neutro e distante o faz parecer reflexivo, profundo ou interessante? Esqueça. Comportamentos como ficar batendo na mesa, cruzar os braços ou não demonstrar emoções fazem com que você pareça aborrecido ou arrogante. 

Entrevista de emprego: confira mais dicas para se sair bem!

Doug Colligan